Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de instituto sueco faz palestra sobre eletrificação do transporte e lança livro sobre internacionalização do Brasil

sexta-feira, 30 de junho de 2017, às 6h45

Wikimedia Commons
Semida_Silveira_2013%20-%20wikimedia%20commons.jpg A professora Semida Silveira [na foto ao lado], diretora de Relações Internacionais do KTH Royal Institute of Technology, da Suécia, instituição parceira da UFMG, estará no campus Pampulha na próxima segunda, 3. Ela fará palestra sobre eletrificação do transporte público e lançará o livro Pelo mundo afora, em que aborda a questão da internacionalização no Brasil. O evento começa às 11h, no auditório T005 da Escola de Engenharia.

Em sua palestra, Semida Silveira, que leciona na área de planejamento de sistemas de energia, vai expor os benefícios do transporte público eletrificado, tanto para a atenuação das mudanças climáticas, quanto para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Ela vai falar sobre oportunidades e desafios ligados à eletrificação, com base em exemplos da Suécia e do Brasil. A palestra é direcionada, sobretudo, a pesquisadores e estudantes das áreas de energia, mobilidade e tecnologias da informação.

Institucional x individual
No livro Pelo mundo afora (Editora Novos Talentos), Semida se dirige a estudantes universitários e a jovens pesquisadores que buscam uma experiência internacional para incrementar sua formação acadêmica. Ela estimula reflexão sobre o processo de internacionalização do ensino e da pesquisa no Brasil, usando a própria história como pano de fundo.

A professora aborda também a “importância do contexto institucional em contraste com o enfoque normalmente dado ao desenvolvimento profissional individual, mostrando que são complementares”. Semida sugere formas de planejar e alcançar resultados mais significativos na experiência internacional, enfatizando a importância do profissionalismo nas escolhas e nos compromissos.

A palestrante
Semida Silveira coordena o grupo de Estudos sobre Clima e Energia na KTH, onde obteve o título de Ph.D em Planejamento Regional, com foco em desenvolvimento e sustentabilidade. Ela trabalhou também na Agência de Energia da Suécia e no Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo.

Suas atividades mais recentes contemplam políticas de bioenergia e mudanças climáticas, promoção de conhecimento e tecnologias suecos e cooperação international em negócios com responsabilidade corporativa.

Semida Silveira conquistou o Prêmio Jabuti, em 2001 (categoria ciências exatas, tecnologia e informática) com o livro Energia elétrica para o desenvolvimento sustentável, em coautoria com Lineu Belico dos Reis. É autora de outros livros e diversos artigos.