Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
Lovinger.JPG
Lovinger atua no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)

Pesquisador norte-americano fala nesta terça sobre os circuitos do cérebro que controlam o uso de drogas

segunda-feira, 3 de julho de 2017, às 17h56

O professor David M. Lovinger, chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), dos Estados Unidos, aborda, nesta terça, dia 4, os mecanismos que impulsionam o consumo habitual de álcool e drogas, incluindo o uso excessivo e prolongado e ciclos de abstenção e recaídas.

Na conferência, Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis, Lovinger vai abordar comportamentos habituais e compulsivos controlados por circuitos no cérebro, particularmente o chamado sensório-motor. A atividade, que integra a programação dos 90 anos da UFMG, ocorrerá no auditório nobre da Escola de Engenharia, no campus Pampulha.

O pesquisador está na UFMG para cumprir uma agenda de atividades como catedrático do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Os interessados devem realizar inscrição prévia por meio de formulário eletrônico. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Durante sua estada na UFMG, David Lovinger tem visitado laboratórios e centros de pesquisa vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas e a outras instituições mineiras. Ele também vai ministrar, até 6 de julho, o curso Neurobiologia do abuso de drogas, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, com inscrições encerradas.

Diretor científico da Division of Intramural Clinical and Biological Research, Lovinger é graduado em Psicologia pela Universidade do Arizona e com pós-doutorado em Psicologia pela Northwestern University. Atua desde 2001 no National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) como investigador sênior e chefe do laboratório de Neurociência Integrativa.