Será realizada nesta quinta-feira, dia 6, a terceira edição do seminário Temas contemporâneos em ensino de história: as humanidades nas reformas curriculares, que reunirá, na sala 1012 da Fafich, professores da UFMG e de outras instituições do país. Na abertura da programação, às 10h, as professoras Ana Paula Caldeira, da UFMG, e Ana Maria Monteiro, da UFRJ, participarão da conversa História do ensino de história. A mesa, que parte da interrogação de como a disciplina de história se constituiu no Brasil e se firmou como obrigatória na escola básica, refletirá sobre as disputas curriculares que marcaram a trajetória da disciplina. Às 14h, Valéria Roque e Leonardo Palhares discutem as humanidades na atual reforma do ensino médio O professor da UFRGS Fernando Seffner falará, às 17h, sobre o lugar das humanidades numa sociedade democrática. “O ensino de história é ideológico, lida com temas sensíveis e está profundamente envolvido com a produção e questionamento das posições políticas dos estudantes. No atual momento político da sociedade brasileira, há muitas propostas que buscam transformar o ensino de história em catequese, indicando a priori quem são os bons e quem são os maus". alerta Seffner. O debate também terá a participação do professor Luiz Arnaut, do Departamento de História, com mediação da professora Miriam Hermeto, vinculada ao mesmo departamento. UFRGS Para Seffner, o momento exige posicionamento: "O ensino deve apostar no direito de aprender dos estudantes, na abertura dos horizontes, numa trajetória em que os jovens ampliem seus conhecimentos sobre o mundo. É absolutamente importante afirmar esse sentido do ensino de história na atual conjuntura”, defende o professor Desdobramento da extensão O seminário é parte das atividades anuais do Travessia - Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Ensino de História. O grupo, que se formou no primeiro semestre de 2015, tem como objetivo atuar como espaço de discussão teórica e prática docente e promover a aproximação entre a universidade e a escola básica.
Seffner: hora de se posicionar
A primeira edição do evento foi realizada na Fafich, em dezembro de 2015, e discutiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Programa de Instituição de Bolsas de Iniciação a Docências (Pibid) e as licenciaturas e as relações entre ensino de história e memória. Na edição seguinte, a Escola Estadual Dom Pedro II abrigou as atividades.