Universidade Federal de Minas Gerais

vidas_secas-1.jpg
Cena do filme Vidas secas, dirigido por Nelson Pereira do Santos, inspirado no livro homônimo do autor alagoano

Mostra Cine Sertão, no campus Montes Claros, vai homenagear Graciliano Ramos

quarta-feira, 9 de agosto de 2017, às 7h49

Em comemoração aos 125 anos do nascimento do escritor Graciliano Ramos, a Biblioteca Universitária do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA), em Montes Claros, promoverá a Terceira Mostra de Cinema Cine Sertão. Programada para os dias 24 e 25 de agosto, essa edição do evento destaca a importância do escritor alagoano como representante do modernismo na literatura brasileira e oferece acesso a produções cinematográficas relacionadas à vida e à obra do autor.

“Embora tratem de problemas sociais do nordeste brasileiro, as obras de Graciliano apresentam uma visão crítica das relações humanas, que as torna de interesse universal”, ressalta Josiel Santos, coordenador do evento.

No dia 24, além da exibição do documentário O mestre Graça, haverá a palestra Graciliano Ramos: uma infância de palavras fartas e de vidas secas, ministrada pelos professores Eva Cunengundes e Márcio Adriano Moraes. Já no dia 25, será exibido o filme São Bernardo, inspirado no livro homônimo de Graciliano Ramos.

Os participantes também poderão ver, na Biblioteca do ICA, a exposição O caminho do Graça: retratos e caricaturas, em cartaz de 14 de agosto a 1º de setembro. A mostra reunirá caricaturas e charges feitas por vários artistas em homenagem a Graciliano Ramos e publicadas em diversos jornais e revistas.

A Terceira Mostra de Cinema Cine Sertão é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e à população de Montes Claros e região. Serão emitidos certificados aos participantes.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bibliotecadoica@gmail.com ou pelo telefone (38) 2101-7725.

(Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas)