Universidade Federal de Minas Gerais

Pilar López Pérez
14910459_1438091172885570_7789824176704181525_n.jpg
Paula Lena em ação: estudos sobre dança do ventre feminina

Em palestra na EBA, coreógrafa argentina fala sobre danças ancestrais e feminilidade

sexta-feira, 11 de agosto de 2017, às 9h15

A pesquisadora e coreógrafa argentina Paula Lena ministra, nesta segunda, 14, a palestra Danças ancestrais para a feminilidade atual. A atividade começa às 19h, no auditório Álvaro Apocalypse da Escola de Belas Artes da UFMG, com participação gratuita.

Ao longo de sua vida, Lena vem trabalhando profissionalmente como coreógrafa e dançarina em seus próprios espetáculos e de outros diretores da argentina, da América Latina e da Europa. Sua extensa formação inclui balé clássico, dança contemporânea, dança-teatro, composição coreográfica, tango e teatro.

Em sua tarefa como professora, ela explora o movimento por meio de várias disciplinas corporais e vem formando bailarinas e professoras em seu próprio estúdio em Buenos Aires. Também ministra oficinas em seu país e no exterior.

Paula Lena desenvolve pesquisas sobre história e arte da dança do ventre feminina e publica os resultados de seus estudos em meios de comunicação de todo o mundo. Na atividade de segunda, a artista apresentará seu primeiro livro, Neo Baladí. Reflexiones sobre, para, desde la Danza Oriental, lançado pela editora Libro Luminoso.

O evento, que integra as comemorações dos 60 anos da Escola de Belas Artes, é promovido pelo colegiado do Curso de Dança da UFMG.