Universidade Federal de Minas Gerais

Fotos de Foca Lisboa / UFMG
EUA%20grupo.jpg
A partir da esquerda, Jaime Ramírez, Rita Rico, Erik Olsen, Sandra Almeida, Cynthia Rocha e Deise Dutra

UFMG recebe novo conselheiro dos Estados Unidos para educação e cultura

sexta-feira, 25 de agosto de 2017, às 19h22

O reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida receberam, no fim da tarde desta sexta-feira, 25, o diplomata Erik Holm Olsen, conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos para assuntos de cultura, educação e imprensa. Recém-chegado ao Brasil, ele veio se apresentar às instituições parceiras mais relevantes em Minas Gerais.


EUA%20Olsen.jpg
“Temos história de laços fortes com a UFMG, e o objetivo é pesquisar possibilidades de ampliação dessas parcerias. Vamos inaugurar uma era de ainda mais cooperação, há sempre espaço para crescer”, afirmou Erik Olsen [foto], que esteve acompanhado da cônsul dos EUA para Belo Horizonte, Rita Rico, e da especialista em diplomacia pública Cynthia Rocha. Do lado da UFMG, também participou do encontro a diretora adjunta de Relações Internacionais, Deise Dutra.

Jaime Ramírez ressaltou a relevância das relações com os Estados Unidos. “Muitos de nossos docentes fizeram lá parte importante de sua formação, e atualmente há demanda crescente por oportunidades de doutorado sanduíche”, disse o reitor, que informou também sobre o interesse em novas possibilidades de bolsas para graduandos nas universidades americanas, por meio do programa de intercâmbio Minas Mundi.

Esse primeiro contato com o conselheiro e a cônsul em Belo Horizonte, de acordo com Sandra Goulart Almeida, “vai contribuir, certamente, para o estabelecimento de novas interações com instituições de ensino superior e pesquisa nos EUA”. Atualmente, a UFMG mantém convênios com 32 instituições no país da América do Norte.


EUA%20Rita.jpg
Rita Rico [foto], que assumiu o posto em Belo Horizonte em janeiro, destacou a importância de Minas Gerais e a capacidade da UFMG de produzir inovação, lembrando a histórica relação da Universidade com a gigante Google, que tem sede em Belo Horizonte. Ela enfatizou também o interesse do governo dos EUA em encorajar o ensino de inglês no Brasil e o ensino do português para estudantes americanos.