Universidade Federal de Minas Gerais

Editora UFMG lança livros e DVDs sobre a trajetória de artesãs do Jequitinhonha

05 de julho de 2013

Agência de Notícias UFMG

A Editora UFMG acaba de lançar dois livros com DVDs dedicados aos saberes de mestras de ofício do Vale do Jequitinhonha. As produções narram as histórias das artesãs Mestra Zefa e Mestra Izabel e pretendem promover o conhecimento e o artesanato produzido nessa região do país. .

O trabalho é fruto do projeto Saberes Plurais, da Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPInfo), vinculada à Pró-reitoria de Extensão. https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/saberesplurais/

Mestra Zefa
Considerada uma das mais importantes artesãs do Vale do Jequitinhonha, as peças de madeira de Mestra Zefa, especialmente os tamboretes, são muito famosos e procurados. Nascida em Poço Verde, Sergipe, em 1925, veio para Minas Gerais em 1962, passando por Teófilo Otoni e chegando em Araçuaí.

Zefa afirma ter conhecido Lampião e considera Antônio Conselheiro um santo, assim como Padre Cícero e o Doutor Guerra, "médico que depois de morto auxilia mulheres no parto". Reconhecida benzedeira, atende aos lhe batem à porta, confiante nas rezas trazidas do norte. Aos 87 anos, a artesã, com a saúde frágil, já não esculpe mais.

Mestra Isabel
Mestra Dona Izabel começou a brincar com o barro muito cedo ao lado de sua mãe e de sua avó, que fazia vasilhas. A falta de brinquedos e, principalmente, de bonecas, que eram seu sonho de menina, foi a grande motivação para que ela começasse sua vida de artesã e artista do barro. Aos 12 anos, já fazia jarros com bacias, galos e personagens para os presépios. Mais tarde, começou a fazer bonecas e, com uma delas, em 2004, ganhou o Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina. Aos 88 anos, vive em Santana do Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, onde ensina sua arte.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã