Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG sedia festival de filme documentário e etnográfico

17 de novembro de 2014

Agência de Notícias da UFMG

A partir de quinta-feira, dia 20 de novembro, Belo Horizonte vai sediar o 18º Festival do Filme Documentário e Etnográfico e o Fórum de Antropologia e Cinema. Algumas atividades dos eventos, que contam com professores da UFMG em sua comissão organizadora, serão realizadas no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE), campus UFMG Pampulha. Haverá sessões na FaE entre os dias 24 e 27 de novembro, sempre às 10 horas. As exibições serão precedidas de mesas-redondas e haverá também mostra de fotografias, no dia 27 de novembro.

A programação do Festival e do Fórum se estende até dia 30 de novembro nos outros dois espaços. A maioria das exibições será realizada no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro), onde haverá programação todos os dias. O Cine 104 – que fica na Praça Ruy Barbosa, também no Centro – receberá uma sessão especial. O filme Cavalo dinheiro, de Pedro Costa, será exibido no sábado, 29 de novembro, às 21 horas, e será comentado pelo crítico Ewerton Belico. Os eventos vão contar com mostras competitivas nacionais e internacionais e com o lançamento de uma revista.

Curso com Avi Mograbi
O cineasta israelense Avi Mograbi oferecerá um curso no Cine Humberto Mauro. Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o curso Que diabos estou fazendo nesta imagem? será realizado entre os dias 24 a 28 de novembro. A participação é gratuita.

Ruben Caixeta de Queiroz, professor de antropologia na UFMG e um dos organizadores do evento, destaca a vinda de Avi Mograbi ao Brasil. “Ele é um dos mais importantes cineastas do cinema documentário internacional, e seu trabalho é muito particular. Mograbi é um cineasta que se coloca em cena”, afirma.

Segundo Caixeta, Avi Mograbi registra o conflito entre Israel e a Palestina. "O curioso é que, nesse registro, ele também reflete sobre o próprio papel do realizador no cinema. A sua produção discute o caráter ambíguo do papel do diretor. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que filma um conflito, ele demonstra que a produção do filme é fruto de um conflito vivido pelo diretor.” Mograbi vai também comentar um de seus filmes na sessão do dia 24 de novembro, na FaE.

Informações sobre o curso e a programação podem ser obtidas em http://www.forumdoc.org.br/

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas

Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Sociologia da UFMG

UFMG realiza mesa redonda sobre acessibilidade nos meios de comunicação

Centro Cultural UFMG apresenta “Um solo autoral” com Jéssica Nunes

Domingo no campus UFMG terá teatro, dança de salão, brincadeiras recreativas e sessões de contação de história

Professor da UFMG fala sobre a ‘nova barbárie’ em ciclo de conferências

Centro Cultural UFMG exibe filmes clássicos em setembro

Seminário de Economia Mineira da UFMG reúne mais de 700 participantes em Diamantina a partir de amanhã