Universidade Federal de Minas Gerais

Rádio UFMG Educativa faz 10 anos

03 de setembro de 2015

Referência em produção radiofônica entre as rádios universitárias brasileiras, a Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) completa 10 anos dia 6 de setembro. Nesta data, às 11 horas, horário em que a rádio entrou em operação, vai ao ar a experiência de radioarte de leitura da íntegra do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Durante 7 horas, professores, servidores técnico-administrativos, alunos e ouvintes da emissora vão se revezar ao microfone, a pluralidade de vozes que é marca da emissora. A escolha da obra de Machado de Assis também reflete a linha editorial da emissora, “a estação do conhecimento”. “Escolhemos um clássico da literatura, cuja leitura certamente foi indicada em algum momento da vida escolar, para rememorar essa experiência, ou para estimular aqueles que por acaso não o tenham lido”, explica o coordenador geral da emissora, Cleiber Pacífico.

Outras atividades integram as comemorações que se estendem até setembro de 2016, como o debate sobre o papel das rádios públicas em BH no dia 19, às 11 horas, e o Domingo no Campus dia 27 de setembro, além de estreia de programas (ver detalhes no final do texto). Fotos, notícias, prêmios e áudios que compõem a linha do tempo da rádio e ajudaram a construir a história da emissora estão na página www.ufmgeducativa.tumblr.com, criada para comemorar o aniversário.

Vencedora de 39 prêmios (http://bit.ly/1fV9lVm ) - como o Prêmio Roquete Pinto 2010, os prêmios Sebrae de Jornalismo entre 2013 e 2015, e 8 pódios no Prêmio Délio Rocha de Jornalismo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais - a rádio é fruto de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A rádio está no ar, 24 horas por dia, pela frequência 104,5 FM e oferece uma programação alternativa ao público de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A programação pode também ser ouvida em tempo real na página www.ufmg.br/radio

Sua missão é dar visibilidade à produção de conhecimento da Universidade, por meio da comunicação pública da ciência e do fomento à discussão constante de temas relacionados à educação e à cultura. A programação abarca as oito áreas do conhecimento propostas pela universidade, conjugando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A rádio é também espaço de formação complementar de alunos dos ensinos fundamental e médio-técnico, graduação e pós-graduação. Professores e servidores técnico-administrativos produzem e apresentam vários programas que servem como referência para emissoras universitárias de todo o País.

Vinculada ao Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM), a emissora é composta dos núcleos de Produção, Jornalismo, Técnica, Engenharia, Programação Musical, Publicidade Educativa e Tratamento da Informação.

Fazem parte das comemorações, que se iniciam em 6 de setembro e que terminarão em setembro de 2016, as seguintes atividades:
· 6 de setembro, 8h às 11h – Reprise da série de cinco entrevistas sobre Machado de Assis e sua obra que estão indo ao ar durante a semana anterior, em preparação à experiência de radioarte.

· 6 de setembro, às 11h (hora em que, 10 anos atrás, a rádio entrou ao ar oficialmente pela primeira vez) – Início da leitura da íntegra da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, ação feita com acompanhamento do Comitê Editorial do Universo Literário.

· 19 de setembro, às 11h – Debate com o tema “O Papel das Rádios Públicas em BH”, com Elias Santos, da Rádio Inconfidência, e Marcílio Lana, diretor do Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM), do qual a UFMG Educativa faz parte. Programa Café Controverso, no Espaço do Conhecimento UFMG.

· 27 de setembro, às 10h – Domingo no Campus, com as atrações artísticas que fazem parte da programação da emissora: Serelepe – Uma pitada de música infantil, Batuque na Cozinha, Djalma Não Entende de Política, Hora Rap e A Hora do Dinossauro. Participação dos DJs Guimyts e Sandri.

Estreias de programas:

· 5 de setembro, às 20h – Via Genebra: apresentado pelo professor do Departamento de Matemática do ICEX, Sacha Friedli, com músicas e entrevistas, diretamente de Genebra, Suíça.

· 12 de setembro, às 14h – Rádio Arte: parceria da Rádio UFMG Educativa com o Grupo Imagem e Sociabilidade, com ênfase em Som, GRISOM/UFMG, coordenado pelos professores Graziela Mello Vianna e Nísio Teixeira, e com a Rede Rádio Arte, coordenada pelo professor aposentado da UERJ, Mauro Sá Rego.

· Setembro/outubro – Radiodocumentário sobre álcool e outras drogas.

· Outubro – Protagonismo feminino no início do rock: 60 anos da gravação de “Rock Around The Clock”, por Nora Nei; programa apresentado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Nísio Teixeira.

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas