Universidade Federal de Minas Gerais

Retrato sonoro da vida nas ruas

MATÉRIA 1: No último mês, a Rádio UFMG Educativa percorreu a Região Metropolitana para revelar como vive, o que sente e como se vê a população sem teto. Ouça na íntegra a reportagem de Gabriela Rosa e Juliana Guimarães. Trabalhos técnicos de Gilberto Correia.

MATÉRIA 2: Minas Gerais concentra mais da metade dos casos de violência registrados pelo Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da população em situação de rua e Catadores de Materiais Recicláveis. E é daqui da capital que vêm grande parte das ocorrências. A rotina de violência e o problema das drogas é o que você confere na segunda reportagem da série Retrato sonoro da vida nas ruas. Ouça na íntegra a reportagem de Gabriela Rosa e Júlia Guimarães. Trabalhos técnicos de Gilberto Correia.

MATÉRIA 3: Um ambiente tipicamente masculino. Esse é um dos poucos perfis que é possível traçar de quem vive nas ruas do Brasil, a partir de dados concretos. 82% dos moradores de rua são homens, segundo a última pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome em 2008. Mas como vive a pequena parcela de mulheres e crianças que não tem onde morar? Ouça na íntegra a reportagem de Gabriela Rosa e Júlia Guimarães. Trabalhos técnicos de Gilberto Correia.

MATÉRIA 4: Prefeitura de Belo Horizonte aponta a descentralização das ações voltadas para a população de Rua como o maior desafio para o setor. Hoje, os centros de referência, abrigos, albergues e repúblicas de Belo Horizonte estão quase todos localizados na região central e a expectativa é chegar às regionais. Especialistas concordam que a mesma medida precisa ser tomada em toda Grande BH. Ouça na íntegra a reportagem de Gabriela Rosa e Júlia Guimarães. Trabalhos técnicos de Gilberto Correia.

MATÉRIA 5: Quanto mais tempo um morador vive nas ruas, mais difícil é seu retorno a uma vida normal e principalmente sua reinserção na sociedade. A constatação é do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em situação de Rua. Mas mesmo para aqueles que estão há muitos anos vivendo nessas condições, há caminhos possíveis para mudar de vida. Na última reportagem da série “Retrato sonoro da vida nas ruas”, contam o que foi determinante para a reconstrução da cidadania de pessoas que deixaram as ruas. Ouça na íntegra a reportagem de Gabriela Rosa e Júlia. Trabalhos técnicos de Gilberto Correia.

OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL

Programas

Dom Casmurro

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Com a palavra...

Reportagens da produção

Séries e reportagens especiais


Jornalismo

Jornal UFMG

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Reportagens e séries especiais

Palavra de candidato


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem