Universidade Federal de Minas Gerais

Afrodescendentes

MATÉRIA 1: No Ano Internacional dos Afrodescendentes, a população negra supera a de brancos de acordo com o Censo 2010 do IBGE. No ano temático instituído pela ONU, a Rádio UFMG Educativa revela os avanços e desafios rumo a superação das desigualdades que persistem junto aos noventa e seis milhões de brasileiros pretos e pardos, 10 anos após a Conferência de Durban, na África do Sul. A série tem trabalhos técnicos de Gilberto Correia. Ouça na íntegra a reportagem de Soraya Fideles e Vanessa Bugre.

MATÉRIA 2: O que é ser afrodescendente? Modismo, posicionamento político ou forma agradável para suavizar expressões? O termo que surgiu como proposta da delegação brasileira na Conferência de Durban ainda provoca polêmicas na academia e nos movimentos sociais. É o que você confere na segunda reportagem da série Afrodescendentes. A série tem trabalhos técnicos de Gilberto Correia. Ouça na íntegra a reportagem de Soraya Fideles e Vanessa Bugre.

MATÉRIA 3: Das 530 mil crianças que hoje estão fora das escolas, 62% são negras. O índice de evasão de jovens negros ao ensino médio é de 65%. Mas o que mudou no cenário da educação com a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e 10 anos após a existência das cotas raciais no Brasil? É o que você confere na terceira reportagem da série Afrodescendentes. A série tem trabalhos técnicos de Gilberto Correia. Ouça na íntegra a reportagem de Soraya Fideles e Vanessa Bugre.

MATÉRIA 4: 90% da população negra depende do SUS para prevenir e tratar doenças que tem maior incidência sobre os afrodescendentes. O que falta para garantir equidade na saúde após a criação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em 2009? É o que você confere da quarta reportagem da série Afrodescendentes. A série tem trabalhos técnicos de Gilberto Correia. Ouça na íntegra a reportagem de Soraya Fideles e Vanessa Bugre.

MATÉRIA 5: Mulheres são maioria nos 3 mil e 500 quilombos identificados no país. Apenas 189 comunidades já obtiveram a titularidade do Incra. Por isso, elas cobram agilidade na titulação das terras para que políticas públicas cheguem aos territórios quilombolas. Na última reportagem da série “ Afrodescendentes”, matriarca e mulheres do Quilombo Mato do Tição, em Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte, revelam a faceta feminina da luta pela terra. A série tem trabalhos técnicos de Gilberto Correia. Ouça na íntegra a reportagem de Soraya Fideles e Vanessa Bugre.

OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL

Programas

Dom Casmurro

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Com a palavra...

Reportagens da produção

Séries e reportagens especiais


Jornalismo

Jornal UFMG

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Reportagens e séries especiais

Palavra de candidato


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem