Universidade Federal de Minas Gerais

Edição 12/04

De olho na cidade: Vídeo, exame clínico, testemunho. Tudo isso pode ser prova contra motorista que bebe ao volante. Projeto que endurece a lei Seca e aumenta as ferramentas para que a polícia comprove a embriaguez passou rápido pela Câmara e já segue ao Senado, onde chega com proposta também de até quadruplicar a multa para quem insiste em beber e pegar ao volante. Ouça reportagem de Ana Cristina Rabelo.

Meio Ambiente: Liminar da Justiça determina que mineradoras que atuam em Congonhas, na região central de Minas Gerais, transportem minério de ferro apenas em veículos limpos e adaptados ao serviço. A ação movida pelo Ministério Público de Minas Gerais aponta a falta de condições adequadas de transporte como um dos principais problemas ambientais que atingem o patrimônio histórico, ameaçando até mesmo as obras de Aleijadinho. Lorena Mendonça. Ouça reportagem de Lorena Mendonça.

Saúde: A partir de segunda-feira, mulheres com mais de 45 anos vão poder procurar qualquer unidade básica de saúde para marcar mamografia, mesmo sem ter pedido médico. As novidades foram anunciadas hoje no lançamento do Programa Estadual de Controle Permanente do Câncer de Mama. Ouça reportagem de Thaís Amélia.

Justiça: A um passo de autorizar grávidas a interrromper a gestação de fetos sem cérebro, o STF vai retomar agora á tarde o julgamento que foi suspenso ontem com um placar parcial de 5 votos a favor da prática. O único voto contra foi do ministro Ricardo Lewandovski que argumentou que não cabe ao Judiciário legislar. A decisão final está nas mãos de dez dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal já que o ministro Dias Toffoli está impedido de votar pois atuou no processo quando era advogado-geral da União. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

Economia: A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram nos últimos dias pacotes de redução de juros das principais linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas. Os cortes fazem parte da estratégia do Governo Federal para estimular o consumo interno por meio do aumento do crédito, além de pressionar bancos privados a cortarem os juros também para não perder mercado. Sobre esse assunto o jornalista Filipe Sartoreto conversou com o professor do departamento de economia da PUC Minas, Flávio Constantino. Ouça.


OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL

Programas

Dom Casmurro

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Com a palavra...

Reportagens da produção

Séries e reportagens especiais


Jornalismo

Jornal UFMG

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Reportagens e séries especiais

Palavra de candidato


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem