De olho na cidade: Câmara Municipal de Belo Horizonte discute hoje a implantação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, no quadrilátero ferrífero. O debate deve avaliar medidas para tentar diminuir a atividade mineradora no local. Ontem, a Justiça Federal de Belo Horizonte determinou prazo de 60 dias para o Instituto Chico Mendes desenvolver estudos para criação do Parque. De acordo com o projeto do Instituto, fica proibida a atividade de mineração na área preservada. Mas os vereadores temem que a exploração seja licenciada antes da criação do parque. Ouça reportagem de Lorena Mendonça.
Rio + 20: Termina hoje o encontro da Funai na Conferência, que discutiu durante quatro dias a efetivação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas. O decreto de criação dessa política foi assinado no último cinco, pela presidenta Dilma Rousseff. Demarcação de terras, morte de indígenas em conflitos por território, conservação da biodiversidade e gestão ambiental foram temas que pautaram a discussão. O agente de indigenismo da Funai da Coordenação Regional de Governador Valadares, Pablo Camargo, fez um balanço do encontro. Ouça entrevista concedida à jornalista Fernanda Sabino.
Saúde: Hoje é o Dia Nacional de Combate à Asma. Dados do Ministério da Saúde indicam que a doença atinge 22 milhões de brasileiros. Sobre os principais sintomas da asma, as formas de cuidar da doença, principalmente no inverno, conversamos com a coordenadora do Centro Multidisciplinar para Pacientes com Asma Difícil da UFMG, doutora Laura Lasmar. Ouça entrevista concedida à jornalista Fernanda Sabino
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais