Universidade Federal de Minas Gerais

Edição 24/06

O Brasil está na Rua – UFMG Educativa na cobertura das manifestações 2013 A: A presidenta Dilma Roussef começa a hoje a planejar o pacto pela melhoria dos serviços públicos e a discutir as reivindicações apresentadas nos protestos das últimas semanas que eclodiram por todo o país. Ainda hoje, ela deve receber o pessoal do Movimento Passe Livre que foi quem começou as manifestações pela redução das tarifas do transporte público em São Paulo. Ouça a reportagem de Priscila Mazenotti da Rádio Agência Nacional.

O Brasil está na Rua – UFMG Educativa na cobertura das manifestações 2013 B: Uma pesquisa realizada durante a concentração na Praça Sete no centro da capital mineira revela o perfil dos manifestantes que voltaram às ruas no último sábado. A maioria dos manifestantes não se identifica com nenhum partido político, avaliam pessimamente todos os níveis de governo e um terço deles não votaria em ninguém na corrida presidencial 2014. Ouça a reportagem de Soraya Fideles.

O Brasil está na Rua – UFMG Educativa na cobertura das manifestações 2013 C: As manifestações continuam hoje em algumas rodovias que dão acesso a algumas cidades da Região Metropolitanas de Belo Horizonte. A Polícia Militar de Minas acredita num recorde de público na próxima quarta-feira, dia de jogo da Seleção Brasileira. A Prefeitura de São Paulo resolveu suspender todos os reajustes das tarifas do transporte público. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

O Brasil está na Rua – UFMG Educativa na cobertura das manifestações 2013 D: Pressionada pelos protestos, A Câmara de Vereadores corre para aprova em tempo recorde o projeto de lei do prefeito Márcio Lacerda que a reduz o preço das passagens de ônibus de Belo Horizonte. Ouça a reportagem de Luis Felipe Nunes.

Política: Grupo de manifestantes que participou dos protestos de congresso Nacional protocolou um documento com treze reivindicações. A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil entrou com ação de omissão no Supremo Tribunal Federal para aprovação da lei de defesa do usuário de serviços públicos e realiza ato público para aprovação de pauta de reivindicações que espelha a vontade dos protestos no país. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

Educação A: O PROUNI, Programa Universidade para Todos já tem mais de 190 estudantes inscritos. O programa oferece bolsas de estudo a estudantes de instituições particulares de ensino superior. Pais ou responsáveis têm até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho, para realizar o cadastro escolar para garantir uma vaga nas escolas da rede pública. Termina amanhã, o prazo para matrícula dos aprovados na primeira chamada do SISU, Sistema de Seleção Unificada relativo ao segundo semestre deste ano. UFMG divulga edital de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2014. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

Saúde: A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil, doença erradicada no Brasil há 24 anos, foi prorrogada em Belo Horizonte. Ouça a reportagem de Vinicius Luiz.

Economia: Caiu pela semana consecutiva a previsão do crescimento da economia brasileira de 2,49% para 2,46%. O IPCA deve fechar em alta de 5,86% acima do centro da meta de 4,5%, embora abaixo do teto da meta prevista para 6,5%. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

Copa das Confederações 2013: A Seleção Brasileira já está em Belo Horizonte para partida de semifinal do torneio contra o Uruguai. A Espanha enfrenta a Itália na outra semifinal da copa em Fortaleza. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

Educação B: Dentre as muitas reivindicações históricas pedidas pelos manifestantes em protestos recentes uma das principais é para a educação. Especialista analisa o conjunto das manifestações populares. Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luis. Entrevistado: Marcus Taborda, professor do departamento da Faculdade de Educação da UFMG.

O Brasil está na Rua – UFMG Educativa na cobertura das manifestações 2013 E: O gás lacrimogênio, é a principal forma de dispersão de manifestantes durante os protestos que tomaram conta de todo o Brasil. Esse artifício é utilizado pela polícia militar juntamente com o spray de pimenta, apesar da Convenção de Genebra recomendar o não uso desse produto. Especialista explica os efeitos deste gás na saúde dos manifestantes e também o que as pessoas podem utilizar para amenizar os danos. Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luis. Entrevistado: Luis Querino, professor e médico toxicologista da Universidade Federal Fluminense.

OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL

Programas

Dom Casmurro

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Com a palavra...

Reportagens da produção

Séries e reportagens especiais


Jornalismo

Jornal UFMG

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Reportagens e séries especiais

Palavra de candidato


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem