REPORTAGEM 1: Aliar lucro financeiro à busca de soluções para problemas sociais, como a pobreza, a desigualdade e a falta de acessibilidade. Essas são algumas das características dos negócios sociais. No Brasil esse ramo do empreendedorismo tem ganhando força é diferentes empresas vem promovendo grandes impactos e se destacando no mercado. Conheça a evolução do empreendedorismo social no Brasil na primeira reportagem da série de especial Negócios Sociais com Vanessa Bugre. Ouça.
REPORTAGEM 2: Durante anos o grande foco dos negócios e empresas foram as classes A e B. Mas nos últimos anos isso tem mudando no Brasil e a chamada C tem recebido atenção do mercado. Mas além da nova classe media, outro grupo vem ganhando destaque no foco das empresas. São a classe D e E. É o empreendedorismo da base da pirâmide, que tem como publico alvo a população da baixa renda e tem a finalidade de atender às necessidades de dessas pessoas, sem perder de visto o lucro. Esses empreendimentos abrem caminho para o chamado ganha-ganha. Isso é o que você confere na segunda reportagem especial Negócios Sociais com Vanessa Bugre. Ouça.
REPORTAGEM 3: Segundo a Associação Nacional de Startups, o Brasil possui cerca de 10 mil empreendimentos desse tipo. Ou seja, empresas jovens que possui um modelo escalável e repetível que, pode atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos. E entre essas empresas existem as startups que além de gerar lucro, focam em criar soluções para problemas sociais. Elas tem como objetivo e base os negócios sociais. Saiba mais sobre esse assunto na terceira e ultima reportagem da série Negócios Sociais. A série tem produção de Vanessa Bugre, edição da Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Paulo Cesar Ribas. Ouça
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais