Universidade Federal de Minas Gerais

Carnaval de BH: prá que lado o bloco vai?

Com expectativa de reunir 2,4 milhões de pessoas em seis dias de folia, o carnaval de Belo Horizonte vive seu auge desde o renascimento por volta de 2010. De manifestação espontânea, a festa evoluiu para maior evento anual da cidade, que colocou Belo Horizonte na rota do carnaval. Tanto sucesso trouxe demandas, como profissionalização dos blocos, maior infraestrutura, necessidade de patrocínio, entre outras. Diante dessas questões, a série de reportagens investiga "Carnaval de BH: Pra que lado o bloco vai?".

MATÉRIA 01: 2,4 milhões de pessoas devem fazer deste o maior carnaval de Belo Horizonte. Festa que começou de forma espontânea, como resistência, agora passa por discussões sobre profissionalização de blocos e patrocínio privado. A série "Carnaval de BH: pra que lado o bloco vai?" discute a evolução e transformações da folia na capital mineira. A produção é de Rafaela Abritta.

MATÉRIA 02: Quanto maior o carnaval, maior a demanda por infraestrutura. Depois de assistir ao crescimento vertiginoso do número de foliões nas rua, Belo Horizonte passou a se preocupar com questões práticas durante a festa: banheiros, interdição de ruas, recolhimento do lixo. Tudo para que a festa ocorra da melhor forma possível. Na segunda reportagem da série “Carnaval de BH: Pra que lado o bloco vai?”, vamos conferir como a cidade discute a organização e infraestrutura da maior festa da história da capital. A produção é de Rafaela Abritta.

MATÉRIA 03: Evento de 2017 deve movimentar R$ 335 milhões em receita na capital mineira. Número é 600% maior que ano passado, quando valor foi de R$ 55 milhões. Festa anima não apenas foliões, mas também o setor de comércio e serviços. Confira na terceira reportagem da série “Carnaval de BH: Pra que lado o bloco vai?”, com produção de Rafaela Abritta.

MATÉRIA 04: Reportagem da série destaca a resistência de escolas de samba e blocos caricatos, que seguiram na avenida mesmo quando o carnaval da cidade não estava em evidência. A produção é de Rafaela Abritta.

MATÉRIA 05: Última reportagem da série "Carnaval de BH: Pra que lado o bloco" vai mostra como capital mineira se tornou opção para turistas na folia, do Brasil e do mundo. A produção é de Rafaela Abritta.

OUÇA A PROGRAMAÇÃO EM TEMPO REAL

Programas

Dom Casmurro

Universo Literário

Conexões

Expresso 104,5

Noite Ilustrada

Programas Especiais

Com a palavra...

Reportagens da produção

Séries e reportagens especiais


Jornalismo

Jornal UFMG

Colunistas do Jornal

UFMG Notícias

Reportagens e séries especiais

Palavra de candidato


Entre em contato

Conheça a rádio

Grade de Programação

Prêmios

Envie uma mensagem