De Olho na Cidade: Prefeitura de Belo Horizonte modifica parte do texto da reforma administrativa relativa aos Conselhos Municipais. Inicialmente o projeto de lei número 238/2017 previa que os órgãos deveriam ser subordinados às secretarias municipais, mas no substitutivo aprovado em segundo turno pela Câmara na semana passada, a subordinação foi retirada. A medida foi bem recebida por vereadores e conselheiros, mas ainda há críticas sobre o funcionamento dos conselhos. Reportagem de Samuel Sousa.
Política: Estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marianna Dias é eleita nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) ao final do 55º Congresso Nacional da UNE, realizado na UFMG nesse feriado. Em entrevista à Rádio UFMG Educativa, ela fala dos planos da entidade.
Educação: A proposta de criação de doutorados profissionais na pós-graduação motivou uma carta crítica da Anped, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, junto a outras entidades, enviada ao MEC e à Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O documento questiona os objetivos dos doutorados profissionais e as indefinições sobre a forma como eles seriam implantados. Confira na coluna de Educação, com o professor da FaE/UFMG, Marcus Taborda.
Segurança Pública: Mais mulheres estão procurando os serviços de atendimento às vítimas de abuso sexual em Belo Horizonte. Lá, elas rompem o silêncio e encontram auxílio médico e psicológico seguindo um protocolo estadual de ajuda às vítimas. Só nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 400 mulheres sofreram estupro em Minas. Reportagem de Pedro Pereira.
Ouça a edição completa do Jornal UFMG no link abaixo:
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais