Economia: Medidas provisórias que mudam arrecadação de impostos sobre a mineração chegam ao Congresso Nacional. O Novo Marco Regulatório da Mineração foi apresentado nesta semana pelo presidente Michel Temer. Reportagem de Marcelo Gomes.
Meio Ambiente: Quantidade de metais presentes na foz do Rio Doce atualmente é quatro vezes maior após rompimento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, revela estudo da Universidade Federal do Espírito Santo. A presença desses metais pode trazer impactos para a cadeia alimentar e a vida marinha. Reportagem de João Pedro Viegas.
Cidadania: O Brasil precisa priorizar o combate às desigualdades regionais se quiser alcançar as metas delimitadas pela ONU, Organização das Nações Unidas para o tema da criança e do adolescente até 2030. O alerta consta em estudo divulgado nesta semana pela Fundação Abrinq, no Rio de Janeiro. Entre os objetivos estão a erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar e igualdade de gênero. Segundo a Abrinq, há regiões e grupos sociais cujos dados apontam extrema desigualdade e os índices acabam sendo camuflados. Reportagem de João Pedro Viegas.
Gênero e Feminismo: Em menos de quatro meses, entra em vigor a reforma trabalhista sancionada neste mês de julho. Aprovação ocorreu em sessão conturbada em meio ao ato de resistência de 5 senadoras da oposição que chegaram a ocupar a mesa do Senado. Uma das questões polêmicas aprovada pelo Congresso é a possibilidade de que mulheres grávidas ou lactantes trabalhem em locais insalubres. Na Coluna Gênero e Feminismo desta quinta-feira (27), a coordenadora do NEPEM/UFMG, Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher, Marlise Matos aponta outros pontos - dentre as mais 100 novas regras que alteram a CLT - que vão gerar profundas perdas para as mulheres no mundo do trabalho. Confira a conversa com a jornalista Soraya Fideles.
Ouça a edição completa do Jornal UFMG no link abaixo:
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais