De Olho na Cidade: A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a abertura de duas licitações de obras para prevenção enchentes. Os serviços serão realizados nas bacias do Ribeirão da Pampulha e do Onça. Mais informações com João Pedro Viegas.
Política: Limitar ou não limitar? Comissão Especial da Câmara que analisa mudanças nas regras eleitorais deve se reunir amanhã para concluir a votação dos destaques da proposta. Entre as modificações está a limitação do mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A proposta sofreu críticas de entidades civis e especialistas. As informações com o repórter Samuel Sousa.
Educação A: Neste mês o Ministério Público Federal em Minas Gerais recusou representação feita anonimamente contra o “Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação” da Faculdade de Educação da UFMG. O pedido de abertura de inquérito alegava que o grupo representa um balão de ensaio para que militantes da esquerda, bancados com recursos públicos, doutrinassem alunos. Mas o Ministério Público entendeu que é preciso garantir o pluralismo ideológico e também da autonomia da universidade. Esse é o tema de hoje da coluna com professor da Faculdade de Educação da UFMG, Marcus Taborda. A entrevista foi concedida ao jornalista Vinicius Luiz.
Educação B: Cotas na pós-graduação começam a avançar aos poucos nas universidades brasileiras. A portaria que determina que instituições federais de ensino apresentem propostas de ações afirmativas nos programas de mestrado e doutorado foi publicada em maio de 2016. E até o começo deste ano, já eram quarenta e nove experiências em universidades públicas brasileiras. O Jornal UFMG traz hoje e amanhã duas reportagens sobre as características e os desafios dessas políticas. Confira com a repórter Alicianne Gonçalves.
Ouça a edição completa do Jornal UFMG no link abaixo:
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais