Saúde: Nomeado como “Pró-Santas Casas”, o projeto de lei número 7606 de 2017, que estabelece o Programa de Financiamento Preferencial às Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos, é esperança de auxílio para a Santa Casa de Belo Horizonte. A proposta já está nas mãos do presidente Michel Temer, que pode sancionar ou barrar o projeto. Reportagem de Samuel Sousa.
Cidadania: Dados divulgados pelo Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, apontam uma desaceleração no ritmo de queda do Índice de Vulnerabilidade Social, principalmente a partir de 2015 por conta da piora nos indicadores econômicos do país. O estudo destaca também que os índices de vulnerabilidade social entre a população branca e negra no Brasil ainda são muitos diferentes. Reportagem de Pedro Pereira.
Por Dentro da UFMG: Fazer com que grupos em profundo conflito se reúnam e discutam sobre como construir uma cultura de paz. Esse foi o desafio de pesquisadores brasileiros, colombianos e de países europeus. Aqui no Brasil, a UFMG participou promovendo encontros entre policiais militares e moradores de favelas. Reportagem de Alicianne Gonçalves.
Gênero e Feminismo: Brasil registra 10 estupros coletivos por dia e as notificações dobram em cinco anos. Com a quinta maior taxa do mundo, o país registra oito casos de feminicídio por dia. Os dados recentes são do Ministério da Saúde e de Ministérios Públicos Estaduais. Na coluna Gênero e Feminismo, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Mulheres (NEPEM/UFMG), Marlise Matos, destaca a importância de pesquisas e debates nas escolas sobre esta realidade. Aponta ainda que estupros coletivos estão relacionados ao fenômeno gravíssimo do feminicídio no país. Ouça na conversa com a jornalista Soraya Fideles.
Ouça a edição completa do Jornal UFMG no link abaixo:
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais