Justiça A : A análise de áudios recebidos na última quinta-feira pelo Ministério Público revelou conteúdo classificado pelo procurador-geral Rodrigo Janot como “gravíssimo”. Apesar de as gravações não terem sido detalhadas, a avaliação de cientistas políticos é a de que a crise institucional irá continuar com o envolvimento de novos nomes e instituições nas delações. Reportagem de Larissa Arantes.
Justiça B : Moradores da Vila Acaba Mundo protocolaram, nessa segunda-feira (5), uma ação de Usucapião Coletivo da Vila. Previsto na lei, o usucapião coletivo dispõe que as áreas urbanas com mais de 250 metros quadrados, ocupada para moradia de população de baixa renda por cinco anos ininterruptos e onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada um dos possuidores, são suscetíveis de serem usucapidas coletivamente. Reportagem de Pedro Pereira.
Meio Ambiente: Cerca de 80 municípios de Minas Gerais se encontram em situação de emergência por causa da seca e da estiagem. Como consequências, população vive com racionamento de água, e produtores rurais sentem diretamente o impacto na produção. Reportagem de João Pedro Viegas.
Questões Metropolitanas: Na próxima semana, as cidades de Itatiaiuçu e Rio Manso, na grande BH, vão receber oficinas para pensar a revisão dos planos diretores dessas cidades. A ação, feita em parceria entre a UFMG e a Agência Metropolitana, do governo do estado, vai atingir 11 municípios da região. Saiba mais na Coluna de Questões Metropolitanas, com o pesquisador do Cedeplar, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, professor Roberto Monte-mór. Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luiz.
Ouça a edição completa do Jornal UFMG no link abaixo:
Séries e reportagens especiais
Reportagens e séries especiais