Em junho de 2024, o Conselho Universitário aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG para o período de 2024 a 2029. Além de afirmar o compromisso com o desenvolvimento da instituição, o documento serve de referência para o processo de recredenciamento institucional da UFMG pelo Ministério da Educação, previsto para 2029.

O documento foi estruturado e apresentado por comissão instituída em março de 2023 pela Reitoria e aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), composta por representantes dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes da instituição.

Em um processo dialógico, o PDI recebeu ainda sugestões da comunidade universitária enviadas por meio de mensagens eletrônicas ou apresentadas em audiências públicas realizadas em 2023 nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, além das propostas discutidas internamente nas unidades e aquelas encaminhadas pelos órgãos da administração central da Universidade.

Em nove de maio de 2006, o Executivo Federal promulgou o Decreto nº 5.773 que estabeleceu ser o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) um documento obrigatório para fins de credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) junto ao Ministério da Educação (MEC). Esse decreto foi revogado e substituído pelo Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que manteve estrutura semelhante para o PDI.

A obrigatoriedade de tal instrumento foi estabelecida com o duplo objetivo de, por um lado, aumentar a transparência no relacionamento com outras instituições e com a sociedade em geral, e, por outro lado, consolidar as bases em que se fundamentam o planejamento e a gestão interna da instituição.

Além de cumprir a exigência legal, o plano – também chamado de PDI do Centenário por contemplar o aniversário de 100 anos da Universidade, em 2027 – atua como importante instrumento de planejamento estratégico e se desdobra em ações relacionadas a políticas acadêmicas, de gestão e de infraestrutura.

Desde a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de 2004, a UFMG produziu três PDIs: PDI 2008-2012PDI 2013-2017 e PDI 2018-2023.