2. Dia do VI Ciclo de Formação de Editores da UFMG

quarta, 24 de novembro de 2021, às 20:59

Encerramos o VI Ciclo de Formação de Editores com a Roda de Conversa sobre Boas Práticas Editoriais mediado pelo bibliotecário do Portal, Bruno Oliveira.

A primeira revista a compartilhar suas práticas foi a Revista Docência do Ensino Superior (RDES) com a fala da Isabela Cristina Passos e Possas, Editora Adjunta, apresentou os itens: processo editorial, o processo formativo dos estudantes de graduação e pós que apoiam a revista, avaliação do trabalho e plano de evolução, base de contatos, parecerista e regimento do periódico.

Depois tivemos a Revista de Ciência do Estado (REVICE) com a apresentação da Victória Nicolielo Reginatto, Editora-chefe, compartilhou a experiência dos alunos de graduação no processo editorial, evidenciando as boas práticas no que tange a organização da equipe editorial, a divulgação e as redes sociais e a parceria com outros projetos da graduação.

Na sequência, a editora-chefe e Profa. Suzana dos Santos Gomes (Educação em Revista),  apresentou as práticas atuais da revista para a Ciência Aberta e seus desafios. Ela pontuou que desde fevereiro/2021 os manuscritos da Educação em Revista são depositados previamente no servidor SciELO Preprints. E fechando as apresentações, os Professore, Edite Rocha (ex editora-chefe ) e Fernando Chaib (editor-chefe) mostram o contexto histórico da Per Musi, sua visibilidade, desafios e boas práticas.

O Ciclo de Formação é uma ação de capacitação organizada pelo Portal de Periódicos UFMG desde 2016 e poderá ser revisto em nosso canal.

Revista Docência do Ensino Superior

Revista Ciência do Estado