Notícias

Nova nomeação para a Diretoria de Avaliação da CAPES, entenda seu papel

quarta, 17 de agosto de 2016, às 14:07

Rita de Cássia Barradas Barata é a nova diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 9 desse mês.

Segundo o site da Capes, Rita já foi coordenadora da Área de Saúde Coletiva, de 2008 a 2010 e de 2011 a 2014; representante na Grande Área da Saúde no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), de 2008 a 2014; e representante do CTC-ES no Conselho Superior, de 2011 a 2014. A nova diretora é doutora em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo.

A Diretoria de Avaliação da CAPES é responsável por orientar a Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, que serve para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país. A implantação de novos cursos de pós-graduação só é válida se a proposta for submetida à avaliação da CAPES e receber o reconhecimento e a aprovação por um comitê.

Os comitês de cada uma das 48 áreas de avaliação são responsáveis pelo estabelecimento de critérios e diretrizes para essa avaliação, que são divulgados em documentos das respectivas áreas. Compete ainda aos comitês de área a qualificação de periódicos, anais, jornais e revistas (QUALIS) em cada área de pesquisa. A função do QUALIS é classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

A avaliação dos cursos é trienal e segue uma mesma sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES). A classificação do QUALIS também é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo CTC-ES.