Pesquisadora em foco: Rosaline Silva, editora da Revista Geonomos

quarta, 09 de março de 2016, às 11:55

rosaline

Rosaline Cristina Figueiredo e Silva é professora adjunta do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2010, ano em que, além de iniciar a carreira docente na universidade, também assumiu a função de editoração da Revista Geonomos ao lado da Profª. Karin Elise Bohns Meyer, Diretora do Centro de Pesquisa Manoel Teixeira da Costa (CPMTC-IGC), órgão responsável pela publicação da revista.  Durante a gestão, foram realizados trabalhos de digitalização de todos os exemplares da Geonomos desde a publicação da sua primeira edição, em 1993, encontrados disponíveis no acervo virtual da revista. Além disso, também foi realizada a atualização do site e da identidade visual do Centro de Pesquisa e da revista.

Atualmente, Rosaline Silva faz parte da equipe de editores da Revista Geonomos. Ela destaca a importância da recente conquista da revista, o D.O.I (Digital Object Identifier System), assim como o aumento de submissão a indexadores, como processos que almejam a melhoria da classificação da revista no sistema de avaliação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). A pesquisadora atua também como colaboradora e revisora de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais.

Sobre a participação da mulher no campo acadêmico científico atual, Rosaline Silva avalia que, na sua área, o número de pesquisadoras aumentou consideravelmente em comparação a períodos anteriores, refletindo no aumento de publicações de autoria de mulheres. Entretanto, a realidade fora da universidade é bem diferente, pois ainda há “grandes problemas de inserção e preconceito na área de geologia e isso é muito crítico. Empresas que  não contratam mulheres ainda existem, infelizmente”, ela afirma.

Saiba mais sobre a pesquisadora e editora Rosaline Cristina Figueiredo e Silva .

Saiba mais sobre a Revista Geonomos.

Isabelle Chagas