Síntese do Primeiro dia do ABEC Meeting Live 2021
O primeiro dia do ABEC Meeting Live 2021 teve como palestra de abertura : Produção e impacto da produção científica gerada na América Latina: o papel do Brasil na região proferida pelo palestrante Atilio Bustos – González . Foi abordado a contribuição da América Latina para a produção científica, alguns indicadores da qualidade da ciência, as revistas científicas com visibilidade internacional editadas na América Latina e os desafios. Como desafios o palestrante destaca: o realismo científicos no Brasil, as políticas públicas estimula as melhores práticas? O desafio da internacionalidade, do público alvo, da relevância e integridade científica em escala global. O Slide da apresentação está disponível aqui.
O primeiro painel abordou a temática: Diversidade, equidade e inclusão na ciência. A primeira palestra proferida pela palestrante Leila Garcia apresentou a equidade de sexo e gênero na pesquisa científica. Foi apresentado o impacto da Covid-19 na produção acadêmica por gênero e o slide está disponível aqui. A segunda palestra foi apresentada por Sowmya Swaminathan que falou sobre a perspectiva de um editor trabalhando em prol da diversidade, equidade e inclusão. O slide da palestra está disponível aqui. E a última palestra deste primeiro painel foi da Dra. Joan Marsh que trabalhou a contribuição de um jornal para a igualdade de gênero e raça e o slide pode ser visto aqui.
O segundo painel tratou da Divulgação da ciência e contou com a palestra de Sabine Righetti sobre o papel da Agência Bori na divulgação da ciência produzida no Brasil, a segunda fala foi do Fabrício Marques que abordou o aprendizado da revista Pesquisa FAPESP na divulgação científica, o slide da palestra está disponível aqui e a última palestra foi da Carla Pavanelli que apresentou o impacto da divulgação dos artigos da Neotropical Ichthyology em redes sociais e o slide pode ser visto aqui.