Voltar para o Início Ir para o rodapé

Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa, de acordo com a Resolução 02/2019, de 9 de abril de 2019, são conjuntos de indivíduos organizados em torno de liderança(s), em que os membros devem exercer envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa. Além disso, o trabalho do grupo precisa ser organizado em torno de linhas comuns de pesquisa e que, em algum grau, os membros compartilhem instalações e equipamentos.

Ao reunir pesquisadores de linhas comuns de interesse, os grupos de pesquisa também relevam-se importantes no desenvolvimento da ciência e dos cursos de pós-graduação. A UFMG registra mais de 750 grupos de pesquisa, segundo o Escritório de Governança de Dados Institucionais (EDGI). Os grupos de pesquisa da Universidade integram o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), responsável por listar e formalizar os grupos de pesquisa científica, tecnológica e inovadora em atividade no Brasil.

A Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), órgão responsável pelo credenciamento, interação e apoio aos grupos de pesquisa da UFMG, reuniu informações importantes sobre o tema. Confira: