Avaliação Diagnóstica da Pós-graduação da UFMG

Em setembro de 2019, a UFMG instituiu uma Comissão de Avaliação Diagnóstica da Pós-graduação, com o objetivo de analisar de forma detalhada e abrangente a estrutura e o desempenho de seus programas.

O projeto avaliou quatro eixos principais de cada Programa de Pós-Graduação (PPG):

  1. Estrutura do Programa: Análise do grau de atualização e sintonia com a respectiva área de conhecimento.
  2. Corpo Docente: Perfil dos professores, fluxo de entrada e saída, e nível de vinculação com o programa.
  3. Corpo Discente: Qualificação dos estudantes, índices de evasão e o destino profissional dos egressos.
  4. Inserção e Impacto: Identidade do programa, sua vocação, influência em políticas públicas, relevância regional e nível de internacionalização.

Para coletar as informações, a comissão utilizou seis questionários diferentes, direcionados a todos os atores envolvidos no ecossistema da pós-graduação:

  • Coordenadores de programas (atuais e dos últimos 8 anos);
  • Docentes atuantes e docentes elegíveis (que não atuam);
  • Secretários e ex-secretários dos programas;
  • Mestrandos e doutorandos;
  • Pesquisadores em residência pós-doutoral.

Os resultados completos da avaliação foram divulgados em junho de 2022. A apresentação dos dados foi feita de duas formas:

  • Um relatório geral, com o panorama completo da pós-graduação na UFMG.
  • Relatórios individuais para cada PPG, permitindo que cada programa compare seus próprios indicadores com os de seus pares na mesma área de conhecimento. O relatório do PPGNS está disponível aqui.