MEC promove encontro na UFMG para debater referência curricular da educação básica | AgendaIN UFMG

MEC promove encontro na UFMG para debater referência curricular da educação básica

 

Para divulgar e discutir o papel e os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a UFMG vai sediar nas próximas quinta e sexta-feira, 24 e 25, o Encontro Nacional de Lançamento da Base Nacional Comum Curricular. O evento reunirá a comissão de especialistas convidados pelo Ministério da Educação (MEC) para elaborar a proposta preliminar da Base e representantes de secretarias de educação e de organizações interessadas.

A primeira proposta do documento será apresentada no encontro, que também fornecerá explicações sobre o funcionamento do sistema de consulta pública, aberto no dia 16 para toda a sociedade.

O documento preliminar, disponível para consulta e sugestões no Portal da Base, foi elaborado por comissão de 116 especialistas e 10 assessores, que representam 37 instituições de ensino superior e de redes municipais e estaduais de educação básica. É possível contribuir de três formas: individualmente, como organização da sociedade civil e por um canal ligado às escolas e redes de educação básica. Após a consulta pública, a versão final da Base será entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em julho de 2016.

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), órgão da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, foi convidado pelo MEC para realizar a coordenação institucional da Base. Assim, o Ceale vem conduzindo, desde maio, toda a parte administrativa do processo, além de participar do grupo que discute as referências para o ensino de Língua Portuguesa e alfabetização.