Colaboratório UFMG

O Colaboratório UFMG é um espaço digital dotado de produtos e serviços dedicados à colaboração acadêmica. Visa potencializar o desenvolvimento e a experimentação de novas abordagens e produções colaborativas, modelos inovadores de comunicação e de divulgação científica e o compartilhamento de ferramentas, dispositivos e metodologias de ensino, pesquisa e extensão na interface Universidade-Sociedade.

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Colaboração

Colaboração, pesquisa e extensão na interface Universidade-Sociedade.

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Compartilhamento

Compartilhamento de ferramentas, dispositivos e metodologias de ensino.

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Novas abordagens

Potencializar o desenvolvimento e a experimentação de novas abordagens e produções colaborativas.

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Produtos e serviços

Um espaço digital dotado de produtos e serviços dedicados à colaboração acadêmica.

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Percurso de um cientista: aos 80 anos, professor emérito Ramayana Gazzinelli do ICEX é homenageado na UFMG

postado em
13 de Janeiro de 2016
escrito por
estagiario
categoria
Notícias
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Trajetórias que se confundem

Fascinado pela ciência desde menino, ele foi conquistado definitivamente pela física na adolescência, quando tomou conhecimento das realizações de brasileiros como César Lattes. No curso de engenharia civil – “o caminho mais curto, à época, para se chegar à…

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Depoimentos

“Há necessidade de um pensamento: I) que compreenda que o conhecimento das partes depende do conhecimento do todo e que o conhecimento do todo depende do conhecimento das partes; II) que reconheça e examine os fenômenos multidimensionais, em vez de isolar; de maneira mutiladora, cada uma de suas dimensões; III) que reconheça e trate as realidades, que são, concomitantemente solidárias e conflituosas; IV) que respeite a diferença, enquanto reconhece a unicidade. É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une. É preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento do complexo, que ‘tece junto’.”

MORIN, Edgar ( 2003: p. 89) -

" Nossa época, ao fazer de todos e de cada um sujeitos plenamente capazes de exercitarem suas capacidades simbólicas, exige uma nova pedagogia que, recuperando o seu sentido clássico, seja uma pedagogia para a cidadania expandida, que não se contentará com menos que a plena realização da liberdade emancipadora."

PAULA, João Antonio (2011: p. 12) -

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