Nova edição de revista de extensão enfatiza papel das universidades na compreensão da crise política e institucional de 2016 | AgendaIN UFMG

Está disponível para leitura a sexta edição da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG, publicação semestral mantida pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), que se dedica aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional.

Nesta edição, os artigos enfatizam o papel das universidades, em especial o da extensão, para a compreensão do contexto nacional em 2016, marcado por crise política e institucional.

No texto de apresentação, a professora Cláudia Mayorga, editora da publicação, explica que em momentos de crise o ambiente universitário torna-se berço de questionamentos e ações, que devem ser construídos em conjunto com outros setores da sociedade.

Para ela, tal posição “evita conclusões dicotômicas e reducionistas acerca do complexo momento em que o país se encontra.” E enfatiza: “são tempos difíceis, mas é necessário seguir acreditando e construindo outras realidades possíveis.”

O artigo Que Brasil queremos? O que dizem os/as jovens?, escrito em conjunto por membros da Rede Juventude UFMG, surgiu de evento homônimo, organizado pela Rede, em junho de 2016, com o objetivo de debater os processos políticos que perpassavam o momento enfrentado pelo país.

A publicação aborda outros temas afins, como a extensão e sua função crítica, a universidade e seu papel social e o incentivo ao protagonismo juvenil para a redução da violência e das desigualdades sociais.

• Organizador : Pró-reitoria de Extensão
  • E-mail : revistainterfaces@proex.ufmg.br