Pesquisadores brasileiros e estrangeiros expõem em mesa-redonda estudos da pós-colonialidade | AgendaIN UFMG

Estudos interdisciplinares de ciências humanas em pós-colonialidade compõem a temática de mesa-redonda que será realizada no dia 24, na Escola de Engenharia, campus Pampulha, com participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O objetivo é desenvolver abordagem teórica sobre os efeitos políticos, filosóficos, materiais e literários de séculos de relações coloniais nos países colonizados, por meio de disciplinas como arqueologia, literatura, história e antropologia.

Promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), o encontro será realizado das 14h às 18h, no auditório T005. Participarão os professores Alfredo González-Ruibal, do Instituto de Ciências do Patrimônio (Incipit), da Espanha, Joachim Michael, da Universität Bielefeld (Alemanha), Alejandro Haber, da Universidad Nacional de Catamarca (Argentina), Andrés Zarankin, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG, e José R. Pellini, da Universidade Federal de Sergipe.

González-Ruibal e Michael são catedráticos do Programa Cátedras de Estudos Ibero-latino-americanos, do Ieat. O primeiro é expoente da arqueologia do passado recente, subdisciplina que tem contribuído com a geografia cultural, com a arte e com a filosofia ao propor novas formas de documentar os vestígios da modernidade. Michael, por sua vez, é reconhecido por seu trabalho no campo dos Estudos Românicos e Estudos Interamericanos. Ele trabalha atualmente em duas pesquisas: Passados presentes: história e trauma na literatura latino-americana e Passagens interamericanas e intermediais na cultura audiovisual.

Aberto ao público, o evento não exige inscrição prévia. As Cátedras de Estudos Ibero-latino-americanos são financiadas pelo Grupo Santander e operacionalizadas pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinates (Ieat) e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Conheça a programação:

14h – Abertura e apresentação do Seminário – Estevam Barbosa de Las Casas, diretor do Ieat, e Andrés Zarankin, coordenador do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFMG

14h20 – O fracasso da história e a literatura mexicana no século 20 – Joachim Michael, Universität Bielefeld, Alemanha

15h25 – Para além da Vênus Negra: A descolonização da estética na modernidade – José R. Pellini, Universidade Federal de Sergipe, Brasil

16h30 – Intervalo

17h – Arqueologia indisciplinada y descolonización del conocimiento – Alejandro Haber, Universidad Nacional de Catamarca, Argentina

18h05 – Um tempo difícil: arqueologia e modernidade – Alfredo González-Ruibal, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Espanha