Seminário na FaE discutirá, nesta semana, situação da carreira e prática docente. | AgendaIN UFMG

Ainda estão abertas as inscrições para os interessados em participar como ouvintes do Seminário Internacional Trabalho docente para uma educação democrática e inclusiva, que será realizado no auditório Nelson Rodrigues, da Faculdade de Educação, nos dias 28, 29 e 30 de outubro. A programação do evento vai reunir, além de representantes de entidades governamentais, pesquisadores brasileiros e estrangeiros na discussão sobre o fator da carreira e autonomia dos professores na qualidade da educação.

Interessados podem se inscrever no site do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado), que desenvolveu a pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. Os resultados serão analisados na quinta-feira, 29, às 9h. O estudo identificou as condições do trabalho docente em oito estados em todas as regiões do país, com apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

A programação inclui lançamento de livros, conferências e cinco mesas-redondas, que vão discutir temas como satisfação e reconhecimento profissional. Entre as mesas está Trabalho docente, currículo e avaliação: autonomia e controle, que será realizada na sexta-feira, 30, às 14h. Os debatedores convidados são Jenny Assael, da Universidade do Chile, Heinrich Mintrop, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e Álvaro Hypolito pesquisador da Universidade Federal de Pelotas.