PROJETOS
DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA UFMG
Ensino
de Arte
Trabalhar
com professores de Arte em atuação na
Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte, quer
sejam eles formados ou não em Arte.
Coordenação:
Prof.
Lucia Gouvêa Pimentel
SAIBA MAIS
EDUCONLE
Projeto
EDUCONLE faz parte do Programa Interface
da
formação em Línguas Estrangeiras e envolve
ações de capacitação reflexiva de língua
estrangeira
(inglês e espanhol) e metodologia de ensino para
professores da rede pública de ensino
Coordenação: Prof. Deise Prina Dutra
SAIBA
MAIS
Projeto
Brincar
Reconhecimento
e afirmação da importância da
brincadeira na formação humana e escolar das
crianças junto ao sistemapúblico de educação,
possibilitando a ampliação do espaço institucional
comprometido com formação de professores;promoção
de experiências de intercâmbio entre professores das
diversas áreas do conhecimento da educação básica
e alunos da UFMG.
Coordenação: Prof. José Alfredo
Oliveira Debortoli
SAIBA
MAIS
ARADO
(Agrupar, refletir, agir e doar)
O projeto
foi inspirado na filosofia de ensino de
Bem RCD (relacionar, criar , doar) que almeja formar
grupos de trabalho colaborativo para criarem projetos
ambiciosos e doarem esses produtos que devem ser
significativos para alguém fora da sala de aula na
universidade. No nosso caso quem se beneficia das
ações são os alunos das escolas públicas
envolvidas.
Coordenação: Prof. Vera Lúcia
Menezes de Oliveira e Paiva
SAIBA
MAIS
Programa
Pró-Ciências
Promover
a melhoria do ensino da Área de Ciências
da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
(conhecimentos de Matemática, Física, Química e
Biologia),
mediante o aperfeiçoamento de professores em
serviço no ensino médio.
Coordenação: Prof. Cristina Generosa
de Senna Queiroz
SAIBA
MAIS
Laboratório
do Brincar
Aborda a
temática do brincar em diversos aspectos,
visando a formação de recursos humanos, o atendimento
às demandas da sociedade e a investigação de questões
relacionadas ao papel da ludicidade para o ser humano.
Está estruturado em diversas frentes de atuação.
Coordenação: Prof. Alysson Massote Carvalho
Assessoria
Editorial à Revista Presença Pedagógica
Trata-se
de um periódico bimestral de circulação nacional,
com tiragem de 10 mil exemplares, que se mantém por
assinaturas.
Seu público-alvo são profissionais da Educação
Básica.
Coordenação: Prof. Maria das Graças
Rodrigues Paulino
Programa
Observatório da Juventude da UFMG
Pretende
elaborar e desenvolver, em conjunto com os
professores do 3o Ciclo da Escola Municipal Cônego Sequeira,
uma proposta curricular que contemple as demandas e
necessidades dos jovens alunos, com ênfase na cultura e
nas diversas expressões artísticas que compõem
o universo
da cultura juvenil.
Coordenação: Prof. Juarez Dayrell
Neuroeduca
– A Inserção da Neurobiologia na Educação
Orientação
e capacitação continuada dos professores sobre
fundamentos neurobiológicos do processo ensinoaprendizagem
e seus processos de intervenção, visando à melhoria
do
desempenho acadêmico dos alunos da redepública quanto ao
rendimento escolar e diminuição de evasão escolar.
Coordenação: Prof. Leonor Bezerra Guerra
SAIBA
MAIS
Pró-Leitura
– Leitura, perspectivas interdisciplinares
Visa a melhoria
das práticas de alfabetização e do letramento
em escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
Coordenação: Prof. Marildes Marinho
APEFM
Estabelecer
como fonte de referência para professores de
Matemática da Escola Básica, promovendo ainda uma
articulação mais estreita entre professores da
Educação Básica e o Departamento de Matemática.
Coordenação: Prof. Jorge Sabatucci
SAIBA
MAIS
FOCO
Promoção
da aproximação da docência dos resultados
das pesquisas em educação e ciências; formação
continuada
e inicial de professores nessas áreas; produção
de material
didático de química, física e biologia e de Cd-rom
para apoio
ao trabalho do professor.
Coordenação: Eduardo
Fleury Mortimer