25/02/2015
A Linha temática de Cultura do FORPROEX Sudeste está a todo vapor com a implementação do Corredor Cultural. O projeto englobará uma série de eventos para circulação dos fazeres artísticos-culturais produzidos em 20 Universidades Públicas e Institutos Federais da Região Sudeste, tais como: espetáculos, concertos, feiras, exposições, oficinas, debates, entre outros.

Formulado a partir de um Seminário realizado na Universidade Estadual de Campians em agosto de 2014, o Corredor Cultural tem como objetivo principal a ampliação da oferta de programação cultural das universidades, o fomento e intercâmbio artístico de produtos culturais de estudantes e grupos universitários, a promoção de ações de extensão entre universidade e sociedade e o acesso à arte e à cultura a todos por meio da diversificação e difusão de atividades nas instituições públicas de ensino superior na região sudeste.
O Coordenador do projeto, Prof. Paulo Nunes (Universidade Federal de Itajubá), sinaliza que o próximo passo será a indicação das propostas culturais circuláveis por parte de cada instituição. Só a partir disso é que será pensada a programação propriamente dita, planejada para ser iniciada ainda neste 1º semestre de 2015.
Confira abaixo as IES participantes da primeira fase do Projeto Corredor Cultural:
CEFET RJ; IFF; IFRJ; UEMG; UFABC; UFES; UFLA; UFOP; UFSCAR; UFSJ; UFRRJ; UFTM; UFU; UFV; UFVJM; UNICAMP; UNIFAL;
UNIFEI; UNESP; UNITAU
Equipe de trabalho – Projeto Corredor Cultural
Direção Geral – Paulo Nunes
Direção de Produção Executiva - Ivanei Salgado
Direção Artística - Jaya Batista
Programação Visual e Divulgação – Malú Arruda e Margareth Junqueira.
Gestão da Informação - Lucas Peixoto e Marcos Luders.
Coordenação Administrativo/Financeira - Telma Resende
Coordenação de Articulação Interinstitucional - Felício Goussain Murad