Revistas

Congresso de Extensão e Mostra de Cultura: inscrições prorrogadas

Congresso de Extensão e Mostra de Cultura: inscrições prorrogadas

A Pró-reitoria de Extensão receberá inscrições para a III Mostra de Arte e Cultura do IFSP e para o III Congresso de Extensão do IFSP até dia 13 de setembro. Os dois eventos acontecem simultaneamente, no período de 8 a 10 de novembro deste ano, no Câmpus Sertãozinho. Em ambos os casos, as inscrições são gratuitas e abertas à comunidade interna e externa ao IFSP. A III Mostra de Arte e Cultura do IFSP tem como objetivo promover apresentações artísticas e culturais, fomentando a integração, o desenvolvimento artístico-cultural e a valorização da diversidade cultural no interior da instituição. As modalidades previstas para exibição na mostra são: dança, artes cênicas, música, artes visuais e vídeo. Já o III Congresso de Extensão do IFSP tem como objetivo apresentar e socializar projetos de extensão de diversos câmpus do IFSP e de outras instituições públicas de ensino Superior e Educação Profissional. Nele os interessados poderão participar com comunicações orais, pôsteres e atividades formativas. As inscrições acontecem de 10 de agosto a 13 de setembro, por meio do seguinte link http://cemac.ifsp.edu.br/. Os interessados em participar do evento como ouvintes também deverão se cadastrar aqui. Os estudantes que submeterem trabalhos ou se inscreverem para expor suas apresentações poderão solicitar, no ato da inscrição, o auxílio financeiro para subsidiar a participação nos eventos. Os critérios e os procedimentos para a solicitação do auxílio estão dispostos no Edital nº 602/2016. Mais informações sobre os eventos, além da íntegra do texto dos editais de abertura, podem ser conferidas em http://www.ifsp.edu.br/index.php/outras-noticias/52-reitoria/4233-abertas-inscricoes-para-congresso-de-extensao-e-mostra-de-cultura.html

Fonte: IFSP

 
 

MANIFESTO PELA DEMOCRACIA E JUSTIÇA

A Extensão Universitária tem um legado muito importante a defender. Desde iniciativas geradas no âmbito dos professores extensionistas que percorreram o Brasil, realizando ações nas suas caravanas, denunciado a necessidade de elaborar uma série de assistências e fomentos para ao menos mitigar a falta de atendimento de políticas de desenvolvimento à população. Tanto quanto aprenderam muito com essas experiências, tornando mais firme não apenas o caráter de denúncia, como conseguiram realizar um gesto de solidariedade para demonstrar ao menos para uma parcela daqueles que frequentavam a universidades brasileiras sobre a existência de outros brasileiros que não eram alcançados pelas políticas públicas.

Naquele instante as muitas conflagrações que se observaram no pais fizeram com que os setores inconformados com os projetos em execução iniciasse a desmantelar os parâmetros que ofereciam as credenciais ao debate e apostaram no seu modelo de modernização conservadora com a imposição contra um conjunto de reformas necessárias para tornar o país de fato menos desigual com o acesso à educação, à terra, à saúde e à moradia.

 

Leia mais...
 
Moção do FORPROEX Regional Sudeste sobre a crise política brasileira

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira da Região Sudeste (FORPROEX Regional Sudeste), reunido no dia 8 de abril de 2016, manifesta preocupação com o agravamento da crise política e econômica no país e suas consequências para os direitos civis, políticos e sociais da maioria da população.
Manifesta-se, de forma intransigente, pela rigorosa observação da legalidade e dos Princípios Constitucionais; posiciona-se a favor da Democracia como bem fundamental e pelos princípios que norteiam a Democracia Representativa vigente em nosso país; posiciona-se contra todos os atos que relativizam os direitos fundamentais e conquistas sociais, que se pautam na adoção de práticas autoritárias, verdadeiros atos antidemocráticos de força, justificadas em nome da “ordem pública” e das práticas de exceção a serviço de interesses políticos particularistas.
Defende a apuração rigorosa de todos os fatos que ameaçam a sociedade brasileira em seus avanços e conquistas essenciais de uma sociedade democrática, plural e diversa que se fundamenta nos princípios que garantem a dignidade da pessoa humana.
A ameaça à democracia também está materializada nos cortes orçamentários que comprometem tanto o futuro das instituições públicas de ensino, quanto o de áreas estratégicas para o país, como a Ciência, a Tecnologia e a Cultura.
O FORPROEX Regional Sudeste reafirma a sua defesa intransigente dos princípios constitucionais democráticos e republicanos presentes na Constituição Federal e manifesta sua disposição de lutar pelas garantias democráticas individuais e do povo brasileiro.

Montes Claros, 08 de abril de 2016.
 

38º  ENCONTRO NACIONAL DO FORPROEX

 CARTA DE JOÃO PESSOA, PB

Reunidos em João Pessoa, PB, entre os dias 4 a 6 de novembro de 2015, durante o 38º Encontro Nacional do FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, para discutir os “temas emergentes e necessários para a extensão universitária pública brasileira”, os Pró-Reitores de Extensão debateram alguns desafios e perspectivas, com atenção especial para os novos desafios da inclusão da extensão nos currículos dos cursos de graduação, os modelos de financiamento da Extensão, a criação de indicadores de avaliação da Extensão no contexto da avaliação geral da universidade, a educação popular e os desafios da construção de uma política cultural, respeitados os princípios éticos e legais que norteiam a ação no âmbito da Educação e da Extensão Universitária Pública.

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL




© 2016 Renex FORPROEX
Criação: UFT      Manutenção e hospedagem: UFMG