Revistas

Moção do FORPROEX Regional Sudeste sobre a crise política brasileira
O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileira da Região Sudeste (FORPROEX Regional Sudeste), reunido no dia 8 de abril de 2016, manifesta preocupação com o agravamento da crise política e econômica no país e suas consequências para os direitos civis, políticos e sociais da maioria da população.
Manifesta-se, de forma intransigente, pela rigorosa observação da legalidade e dos Princípios Constitucionais; posiciona-se a favor da Democracia como bem fundamental e pelos princípios que norteiam a Democracia Representativa vigente em nosso país; posiciona-se contra todos os atos que relativizam os direitos fundamentais e conquistas sociais, que se pautam na adoção de práticas autoritárias, verdadeiros atos antidemocráticos de força, justificadas em nome da “ordem pública” e das práticas de exceção a serviço de interesses políticos particularistas.
Defende a apuração rigorosa de todos os fatos que ameaçam a sociedade brasileira em seus avanços e conquistas essenciais de uma sociedade democrática, plural e diversa que se fundamenta nos princípios que garantem a dignidade da pessoa humana.
A ameaça à democracia também está materializada nos cortes orçamentários que comprometem tanto o futuro das instituições públicas de ensino, quanto o de áreas estratégicas para o país, como a Ciência, a Tecnologia e a Cultura.
O FORPROEX Regional Sudeste reafirma a sua defesa intransigente dos princípios constitucionais democráticos e republicanos presentes na Constituição Federal e manifesta sua disposição de lutar pelas garantias democráticas individuais e do povo brasileiro.

Montes Claros, 08 de abril de 2016.
 

 

 
 

MANIFESTO PELA DEMOCRACIA E JUSTIÇA

A Extensão Universitária tem um legado muito importante a defender. Desde iniciativas geradas no âmbito dos professores extensionistas que percorreram o Brasil, realizando ações nas suas caravanas, denunciado a necessidade de elaborar uma série de assistências e fomentos para ao menos mitigar a falta de atendimento de políticas de desenvolvimento à população. Tanto quanto aprenderam muito com essas experiências, tornando mais firme não apenas o caráter de denúncia, como conseguiram realizar um gesto de solidariedade para demonstrar ao menos para uma parcela daqueles que frequentavam a universidades brasileiras sobre a existência de outros brasileiros que não eram alcançados pelas políticas públicas.

Leia mais...
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL




© 2016 Renex FORPROEX
Criação: UFT      Manutenção e hospedagem: UFMG