Aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho de 2018, em Natal/RN, a 43ª edição do Encontro Nacional do FORPROEX. Com a participação de mais de duzentas pessoas de todos os cantos do país, o evento foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com outras instituições da região e a Coordenação Nacional do FORPROEX.

Em um dia festivo para a universidade anfitriã, que comemorava os seus 60 anos de funcionamento, o Fórum iniciou recepcionando os convidados com a apresentação da Jerimum Jazz Big Band, no hall do auditório da Reitoria da UFRN.

Dentro do auditório, após as boas vindas da Coordenação do Fórum e da Comissão Local, teve início a primeira mesa intitulada "Extensão: pilar da universidade e da democracia", com falas dos magníficos reitores Pedro Fernandes (UERN) e Ângela Maria Paiva Cruz (UFRN), ambas em defesa da universidade pública e da extensão como ferramenta de legitimação destas. A mesa contou ainda com a fala da Profª Sandra Ferreira, apresentando o projeto "Universidade sem Fronteiras", da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que fomenta projetos de extensão no estado paranaense.

No dia seguinte, marcado por falas entusiasmadas da Profª Sonia Ribeiro (representante do movimento negro), da Profª Rosana Fernandes (MST) e de Reginaldo Alves (representante indígena do Núcleo de Direito Étnico e Coletivo do Estado do Paraná - NUPOVO), aconteceu a mesa "Extensão em Movimentos". A discussão foi um marco na história do Fórum, na medida em que estabeleceu, a partir da exposição de líderes de movimentos sociais, alguns parâmetros para o estreitamento de relações entre a universidade e grupos indígenas, quilombolas e camponeses.

Já no último dia de Fórum, a terceira mesa intitulada "A curricularização da Extensão e seus desdobramentos" trouxe ao auditório do Hotel Imirá o Prof. Daniel Pansarelli, que atuou como presidente do FORPROEX entre 2017 e 2018, atualizando o público presente sobre a articulação em torno das Diretrizes Nacionais da Extensão Universitária, resolução a ser votada pelo Conselho Nacional de Educação ainda este ano. Representando o Instituto Federal da Paraíba, a Profª Tânia Andrade apresentou o modelo de vivências desenvolvido por sua instituição a fim de implementar a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação.

No último dia, foram empossadas as novas coordenações regionais e nacional do FORPROEX. Para a gestão 2018-2019 assumiu a presidência do Fórum a Profª Drª Ana Lívia de Souza Coimbra, Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, além da Profª Drª Márcia Regina Martins Alvarenga, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, na vice-presidência.

Confira a Coordenação empossada para o período 2018-2019.

Clique aqui e acesse a Carta-manifesto de Natal/RN.

Material e encaminhamentos dos Grupos de Trabalho (em breve)