O Conselho Universitário (Consun) da UFPA publicou nota oficial no último dia 24 de setembro, aprovada, por unanimidade, em reunião extraordinária realizada na mesma data, para discutir o processo de nomeação do reitor da instituição. Após a publicação da nota em Português, o texto foi traduzido para o Espanhol, Inglês, Francês, Alemão e para as Línguas indígenas Yēgatu, Wai Wai e Hixkaryana.

Na nota, o Consun denuncia a não nomeação do reitor eleito como mais um ataque à Amazônia e às suas Universidades Públicas. Apesar de a lista tríplice ter sido encaminhada ao Ministério da Educação desde julho passado, até o momento, não houve a nomeação do reitor eleito e a comunidade convive com a ameaça de nomeação de um interventor.

O mandato de Emmanuel Zagury Tourinho encerrou no dia 22 de setembro. O vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, assumiu o exercício da Reitoria no dia 23 de setembro e seu mandato encerra no próximo dia 10 de outubro. Emmanuel Tourinho foi reeleito com 92,7% dos votos na consulta à comunidade e encabeça a lista tríplice elaborada pelo Consun da UFPA.

Acesse as versões da nota oficial em diferentes línguas:

Yēgatu

Wai Wai