Belém, 17 de setembro de 2015.
Estimados pares Pró-Reitores de Extensão,
Pulsa no país um desejo de mudança..., muitas incertezas ao lado da necessidade de consolidação de um projeto de nação. Estamos atentos aos reclamos do Plano Nacional de Educação de implementar a estratégia 7, da meta 12, ancorada em uma política de financiamento da Extensão Universitária que reconheça a contribuição desta para formação durante a graduação, bem como o corpo de estudos e práticas a ela associadas.

O XXXVIII Encontro Nacional do FOPRPROEX, a ser realizado sob os auspícios da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, no período 04 a 07 de novembro de 2015, na cidade de João Pessoa, exprime uma agenda de debates a nos preparar aos desafios já informados por nossas áreas temáticas e pela conjuntura do presente como Inclusão da Extensão nos Currículos da Graduação, Geração de Trabalho e Renda, Indicadores e avaliação da Extensão, bem como devemos reconhecer as propriedades das ações extensionitas que margeiam nossa própria práxis no âmbito das universidades.
Acreditamos sobremaneira na importância de perceber o significado da extensão no tempo do século XXI, por isso consagramos ao tema deste FORPROEX como Estratégias para a Extensão Universitária visando aprofundar relações e cooperações para o caráter da formação promovida no rico veio de nossa atuação.
O FORPROEX precisa tornar mais evidente essa contribuição por meio de estudos e publicações, testagem de indicadores, mapeamento de experiências enquanto inunda a universidade e institutos com a cultura dialógica da extensão.


Fernando Arthur de Freitas Neves
Presidente do FORPROEX - Universidade Federal do Pará - UFPA