Universidades integrantes da Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), tendo em vista a situação de pandemia mundial do novo coronavírus ou Covid-19, iniciaram o desenvolvimento de atividades em busca de auxiliar no combate à proliferação da doença. Uma das ações que se intensificaram nas últimas semanas foi a produção de álcool gel, utilizado para a limpeza e proteção das mãos contra o novo coronavírus. O produto é uma alternativa à higienização com água e sabão.

Ao menos treze instituições da Regional Sul do FORPROEX, que integra universidades e instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, iniciaram ou aumentaram a fabricação do produto. Entre elas estão cinco do Rio Grande do Sul (UFSM, FURG, UFSCPA, IFSul e UFPEL), três de Santa Catarina (IFC, UDESC e UFSC) e cinco do Paraná (UNICENTRO, UNIOESTE, UEM, UTFPR e UEPG).

Na UFSM, o álcool gel produzido por uma frente de trabalho da Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico tem o objetivo de amenizar a falta do produto dentro da própria instituição. A origem do antisséptico é o etanol processado a partir da transformação de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal. Cerca de 80 litros do produto foram distribuídos na última sexta-feira (20) para a Universidade. Além da Usina, a Farmácia Escola do Centro de Ciências da Saúde (CCS) também participa da produção para utilização no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), com um volume de 15 litros a serem produzidos por dia.

2603img1

Usina do Colégio Politécnico da UFSM já produziu cerca de 80 litros de álcool gel/Foto: Rafael Happke

Em Pelotas, uma parceria que envolve a IFSul e UFPEL resultaram na produção de pelo menos 200 quilos do produto, que serão destinados para abastecer hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e região. Já em Rio Grande, uma força tarefa realizada pela FURG irá destinar um antisséptico à base de álcool, de mesmas características do álcool gel, ao Hospital Universitário da instituição e para as prefeituras de Rio Grande e São Lourenço do Sul. Em Camaquã, no campus de da IFSul da cidade, cerca de 70 litros de álcool com glicerina produzidos nos laboratórios da instituição foram destinados para uso no Hospital Nossa Senhora Aparecida. Na capital gaúcha, a UFSCPA estima produzir uma tonelada do antisséptico, que será fornecido às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A UNIPAMPA, por sua vez, doou 350 litros de álcool líquido: 200 litros à Secretaria de Saúde de São Gabriel e 150 litros à Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé.

2603img2.jpg

Equipe de voluntários na produção do álcool gel da UFSCPA/Foto: Profa. Kellen Cristhinia Borges de Souza

Em Santa Catarina, IFC, UFSC e UDESC também contribuem na produção de antissépticos. O IFC, no campus Luzerna, desenvolveu a princípio o álcool gel para a utilização na própria instituição, porém após a suspensão das atividades acadêmicas, a produção pretende ser destinada a setores públicos e de saúde. A UDESC, nos campi de Joinville e Lages, tem produzido álcool gel para doação à Defesa Civil e asilos. No Paraná, UNICENTRO, UEM, UNIOESTE e UEPG também produzem o produto para utilização em suas instalações internas, hospitais universitários e órgãos públicos. Além delas, a UTFPR nos campi de Curitiba e Toledo, organizou-se para produzir álcool gel e distribuir para uso hospitalar.

2603img3.jpg

Álcool com glicerina produzido pelo IFSul, no campus Camaquã/Foto: Professor Tales Amorim

O FORPROEX reúne anualmente pró-reitores, diretores e coordenadores de extensão de todas as instituições de ensino superior do Brasil, em conferências e mesas de debate abertas ao público. O FORPROEX Sul congrega as Instituições de Ensino Superior (federais, estaduais e municipais) dos três estados da Região Sul: Paraná, com sete instituições estaduais (UEL, UEM, UNESPAR, UEPG, UNICENTRO, UENP, UNIOESTE), três federais (UFPR, UTFPR e UNILA) e um IF (IFPR); Santa Catarina, com uma estadual (UDESC), dois IF (IFSC e IFC), uma municipal (FURB) e duas federais (UFSC e UFFS); e Rio Grande do Sul, com uma estadual (UERGS), três IFs (IFFar, IFSul, IFRs) e seis federais (UFSM, UFRGS, UFPEL, FURG, UFCSPA, UNIPAMPA).

A gestão 2019-2020 da Regional Sul do FORPROEX tem como coordenador Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM e como vice coordenadora Simone Castanho, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Texto: Rubens Guilherme Santos