SETOR/PROJETO

Sistema de Rádio e Televisão Educativas

(SURTE)

Jornalismo

• Divulgação diária dos boletins oficiais sobre da pandemia.

• Entrevistas com representantes governamentais sobre ações adotadas.

• Matérias sobre os impactos da Covid-19 em níveis regional, estadual, nacional e internacional.

• Entrevistas com profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos) e dirigentes de unidades de saúde, abordando o impacto da pandemia no cotidiano da população.

• Roda de conversa sobre a Covid-19 e os impactos na saúde, na economia, nas políticas públicas e nos movimentos sociais.

• Boletins diários com pesquisadora sediada em Portugal, abordando questões da Covid-19 no dia-a-dia na Europa.

• Divulgação de pesquisas científicas e ações da Uesb e de outras instituições sobre a Covid-19.

• Interação com ouvintes respondendo demandas e encaminhando a quem de direito.

• Orientação sobre medidas diante de casos suspeitos.

Campanhas Educativas

• Produção, veiculação e distribuição de VTs educativos.

• Veiculação de campanhas institucionais sobre a Covid-19.

• Produção de Cards para as redes sociais.

• Produção e veiculação de Spots educativos.

HUB Itapetinga

Campanhas

·         Arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal, que serão encaminhados pelas pastorais católicas e casas espíritas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

·         Confecção de álcool em gel a 70%, de  máscaras de proteção facial (face shield), com impressoras 3D que serão doadas aos profissionais de saúde locais e máscaras de tecido que serão doadas à população.

HUB Vitória da Conquista E Jequié

Campanha

·         Produção de máscaras para Proteção Facial (face shield) em impressão 3D e corte a laser que serão doadas aos profissionais de saúde da região sudoeste.

Participação na rede que busca minimizar os impactos da Covid-19 na Educação

Rede Colaborativa

·         Criação de um Portal de integração de conteúdos da Educação Básica e da Educação Superior, por meio da Plataforma Anísio Teixeira. Essa plataforma vai reunir, a partir de áreas temáticas, conteúdos diversos para que a nossa comunidade acadêmica e as comunidades estudantil e de docentes da rede de Educação Básica possam acessar esse conteúdo nesse período de isolamento social.

Tele Coronavírus

Atendimento virtual

Disponibilização atendimento para triagem à distância de pessoas com sintomas da doença, visando de diminuir a circulação de pessoas nas para unidades de saúde, estimular o isolamento social e reduzir o fluxo de pacientes nos serviços de saúde.

O atendimento gratuito pelo número 155 está sendo realizado por, inicialmente, 480 estudantes voluntários do quinto e sexto ano de cursos de Medicina do estado da Bahia, entre eles, 86 alunos da Uesb, dos campi de Jequié e Vitória da Conquista.

“Psicologia em Link: Viralize o cuidar de si”

Atendimento virtual psicológico gratuito

Acolhimento e escuta psicológica on-line para estudantes da Universidade com vistas a orientar sobre formas de evitar os prejuízos psicológicos do isolamento social frende à pandemia.

Departamento de Ciências Biológicas

Pesquisa: novas drogas contra o Coronavírus

Estudo coordenado por docente do Departamento de Ciências Biológicas que, em parceria com outras instituições, analisou um banco de dados computacional com 50.000 moléculas de fontes naturais e descobriram, por meio de uma técnica de comparação de drogas antivirais já conhecidas (a Hidroxicloroquina e o Remdesivir, que estão em fase de testes pelo órgão de controle americano), uma lista de 40 compostos químicos que podem ser testados contra o Coronavírus (SARS-CoV2) em testes de triagem de drogas.

PET- Saúde Interprofissionalidade

Educação em Saúde

Elaboração de materiais informativos simples e com qualidade técnica para ser divulgado por meio digital à:

- agentes Comunitários de Saúde de Jequié e região, com informações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual, classificação de casos e orientações gerais sobre a COVID-19.

- comunidade geral e famílias que tenham pacientes em isolamento domiciliar.

- deficientes auditivos (material com orientações gerais sobre o COVID-19, em Linguagem de sinais – LIBRAS).

SETOR/PROJETO

ÁREA DE INTERVENÇÃO

AÇÕES

Sistema de Rádio e Televisão Educativas

(SURTE)

Jornalismo

• Divulgação diária dos boletins oficiais sobre da pandemia.

• Entrevistas com representantes governamentais sobre ações adotadas.

• Interação com ouvintes respondendo demandas e encaminhando a quem de direito.

• Orientação sobre medidas diante de casos suspeitos.

Campanhas Educativas

• Produção, veiculação e distribuição de VTs educativos.

• Veiculação de campanhas institucionais sobre a Covid-19.

• Produção de Cards para as redes sociais.

• Produção e veiculação de Spots educativos.

HUB Itapetinga

Campanhas

HUB Vitória da Conquista E Jequié

Campanha

Participação na rede que busca minimizar os impactos da Covid-19 na Educação

Rede Colaborativa

Tele Coronavírus

Atendimento virtual

“Psicologia em Link: Viralize o cuidar de si”

Atendimento virtual psicológico gratuito

Departamento de Ciências Biológicas

Pesquisa: novas drogas contra o Coronavírus

PET- Saúde Interprofissionalidade

Educação em Saúde

- comunidade geral e famílias que tenham pacientes em isolamento domiciliar.