1.    Suspensão das aulas presenciais e adoção de atividades remotas, por meio do uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

2.    Participação no Comitê Técnico Científico, composto pelas seguintes instituições: IFRO, UNIR, FIOCRUZ, FAPERO, EMBRAPA, LACEN e SESAU.

3.    Publicação de Edital no valor de 310 mil reais, para seleção de 25 projetos, objetivando desenvolver soluções para a prevenção e/ou enfrentamento da COVID-19, abordando questões como: 

a)     Inovações para a organização dos serviços de saúde: desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos serviços de informação, acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS. 

b)    Inovação em equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico: desenvolvimento de dispositivos e equipamentos voltados para a saúde que se destinem a prevenção, diagnóstico (kit swab-coleta, kit de influenza, kit de H1N1, kit coronavírus), tratamento e recuperação. 

c)     Produção de fármacos, antissépticos, desinfetantes e/ou esterilizantes: desenvolvimento de fármacos, obtidos por processos de síntese química, biológicos e extrativos; e/ou o desenvolvimento de agentes químicos que proporcionem antissepsia, desinfecção e preservação no combate e controle da contaminação pelo Corona vírus, visando atender às demandas do SUS e/ou comunidade. 

d)    Produção de equipamentos/materiais de proteção e prevenção, que visem atender as demandas do SUS e/ou comunidade, como EPIs, luvas, máscaras, aventais, toucas, entre outros. 

e)     Enfrentamento das consequências e impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia, por exemplo dificuldade de acesso a alimentos, isolamento social, problemas emocionais, logística, educação online, comunicação, entre outros. 

f)     Soluções de empreendedorismo e inovação tecnológica para o enfrentamento da pandemia.

4.    Produção de álcool em gel para o atendimento das demandas de instituições públicas de saúde.

5.    Atendimento psicológico online, no período do isolamento social, ofertado pelos psicólogos do IFRO para todos os alunos do Instituto.

6.    Criação e publicação de histórias em quadrinhos para orientar os alunos sobre a COVID-19.

7.    Doação de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, do município de Guajará-Mirim.

8.    Confecção, em impressora 3D, de materiais como Kit Clamp para tubo orotraqueal, êmbolo e também máscaras de acetato (Face shields). (https://portal.ifro.edu.br/vilhena/noticias/9831?fbclid=IwAR3b45od3F6Kb3-s3e77275-8C3FM9_BDJVkNJmsiNFFHVpO_DwoyqWXcBw).

9.    Doação de hortaliças para famílias em situação de vulnerabilidade social, produzidas pelos campi agrícolas: https://portal.ifro.edu.br/ariquemes/noticias/9820

10. Aprovação do Regulamento de Concessão de Auxílios Financeiros em Caráter Emergencial a estudantes da instituição, com a finalidade de estender a proteção social aos estudantes em situação de vulnerabilidade que, por alguma questão recente de risco social, encontram dificuldades para manter as condições mínimas que garantam a permanência e o êxito nos estudos enquanto durante o período de calamidade pública em vigor (auxílio para inclusão digital e auxílio emergencial).