A Comissão de Apoio à Implantação do PGD UFMG e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) informam sobre as recentes atualizações no sistema Polare e as mudanças no processo de abono de ponto para os servidores participantes do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Com essa atualização, as avaliações dos planos individuais agora podem ser realizadas diretamente no Polare, eliminando a necessidade de abertura de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Anteriormente, o processo SEI era utilizado tanto para a avaliação dos planos individuais, conforme exigido pelas instruções normativas do PGD, quanto para o abono de ponto. Com a nova funcionalidade do Polare, a avaliação obrigatória dos planos individuais é realizada exclusivamente no sistema, permitindo ainda o envio desses dados via API para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), atendendo a outra exigência legal. Dessa forma, o processo SEI “Pessoal: Avaliação de Desempenho PGD” será desativado.

Entretanto, como a integração entre o sistema Polare e o sistema de frequência ainda não foi efetivada, o abono de ponto para servidores em PGD deve ser registrado durante o período de fechamento do SISCAF. As seções de pessoal já encaminham mensalmente para as chefias o relatório de fechamento do SISCAF, no qual deve ser indicado o abono parcial ou total das horas dos servidores em PGD. Para esse abono, as chefias já possuem subsídios suficientes, considerando que homologam as entregas no sistema, acompanham as metas atingidas e realizam a avaliação mensal dos planos individuais.

Até dezembro de 2024, o abono de ponto seguiu o fluxo previsto dentro do processo SEI. No entanto, a partir de janeiro de 2025, ele deve seguir a nova orientação e ser realizado no fechamento da folha do mês de janeiro, que ocorrerá entre 1º e 30 de abril de 2025, conforme cronograma divulgado pela PRORH.

Importante destacar que não é necessário o envio de relatórios adicionais à seção de pessoal, pois o fluxo de fechamento de folha no SISCAF já contempla o encaminhamento do relatório para a indicação dos códigos necessários pelas chefias.

Agradecemos a compreensão de todos durante esta transição e reafirmamos nosso compromisso em aprimorar continuamente nossos processos para oferecer um serviço mais eficiente e ágil.