Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
APRESENTAÇÃO
EXPEDIENTE
RESUMOS
SELECIONADOS
AUTORES
ESTATÍSTICAS
X SIC

A P R E S E N T A Ç Ã O

A Iniciação Científica (IC) tem, na Universidade Federal de Minas Gerais, uma contribuição histórica, iniciada em 1966, quando o primeiro regulamento do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE já previu bolsas de IC destinadas ao corpo discente da Universidade. Novo impulso foi-lhe dado, em 1969, com a criação do Conselho de Pós-Graduação, que proporcionou, por meio da estruturação da pesquisa no nível de todo o ensino, sua consolidação como política acadêmica. A criação desse Conselho propiciou, na UFMG, um ambiente de pesquisa em que a interação entre docentes orientadores, discentes de Graduação e de Pós-Graduação e corpo técnico resultou na definição de um cenário dinâmico e sinérgico, que possibilita o desenvolvimento da criatividade e das potencialidades dos alunos de Graduação envolvidos com a pesquisa diferente do daqueles que não tiveram a mesma experiência.

A princípio, a inserção desses alunos nas atividades de pesquisa ocorreu de forma difusa, por demanda espontânea, mediante pagamento de bolsas de monitoria e do estudante ou, ainda, de forma voluntária. A partir de 1988, com a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq e, principalmente, após sua ampliação em 1990, iniciou-se um processo organizado, com o estabelecimento de editais para chamada de candidatos, de métodos e critérios de seleção e de mecanismos para o acompanhamento dos estudantes, que implicou a consolidação do programa. Em 1994, nos moldes do PIBIC, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais criou o Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica - PROBIC/FAPEMIG.

A ampliação do número de bolsas institucionais e o sucesso dos programas de iniciação científica na UFMG possibilitaram a ampliação do quadro de oportunidades para o aluno de Graduação, não apenas com o aumento do número de bolsas IC, mas também com a criação de uma série de programas de apoio acadêmico que fundamentam a atual política de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

É nesse contexto que a Universidade Federal de Minas Gerais, no ano em que comemora seus 75 anos, apresenta os resultados de um programa consolidado e de forte impacto acadêmico - o de sua Iniciação Científica. Ao longo dos 997 trabalhos incluídos neste volume e desenvolvidos com a participação de bolsistas de IC, o leitor pode depreender a forte inserção dos alunos de Graduação na pesquisa da UFMG.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA