Conheça nossa chapa

foto: Foca Lisboa

 

 

Nós somos a UFMG Em Foco, uma chapa pautada pela convicção de que é preciso continuamente fortalecer a missão da Universidade de transformar as pessoas e a sociedade. Nosso compromisso é com a oferta de novas perspectivas para a geração e disseminação do conhecimento – em ensino, extensão e pesquisa – baseadas na busca pela excelência e pela inovação, no respeito à diversidade e à pluralidade e na construção conjunta. Queremos estabelecer um diálogo permanente com você e ampliar oportunidades para a consolidação de um processo participativo que contribua para o desenvolvimento de uma comunidade acadêmica democrática, inclusiva, autônoma, empreendedora e cidadã.

Buscamos dar foco ao que é relevante e temos compromisso, experiência e vontade para fazer acontecer. Reconhecemos que é preciso ir além das palavras – realizar, estar perto, evoluir, integrar. E temos toda disposição para fazer isso juntos.

 

foto: Foca Lisboa

Movido por desafios, Renato de Lima Santos é graduado em medicina veterinária, com mestrado na mesma área pela Escola de Veterinária da UFMG.

Autor e co-autor de inúmeras publicações nacionais e internacionais nas áreas de patologia veterinária, fisiopatologia da reprodução e patologia/patogênese de doenças infecciosas, é PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University, com pós-doutorado na University of California Davis, e especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária. Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur – Paris.

Atua como professor e orientador de mestrado e doutorado na Escola de Veterinária da UFMG e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Como gestor, além de dirigir a Escola de Veterinária, desde 2014, foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária– ABPV (2009-2011) e Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG (2010-2014).

Renato acredita que o conhecimento pode mudar perspectivas, abrir caminhos para novas oportunidades e contribuir para o fortalecimento e reconhecimento de uma Universidade gerenciada de forma democrática e com foco nos benefícios que é capaz de proporcionar para a sociedade como um todo.

Conheça mais sobre a trajetória de Renato (http://lattes.cnpq.br/2925730638533987).

 

foto: Foca Lisboa

Graduada em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, Carmela Maria Polito Braga formou-se mestre e doutora na mesma área pela UFMG. Possui experiência internacional com o estágio sanduiche de doutoramento no Engineering Science da Universidade de Oxford, Inglaterra.

Sua trajetória na universidade é marcada por uma atuação próxima dos estudantes e da gestão. É professora associada do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, coordenou diversos projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico e de ensino, membro da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (2004 a 2007) e Pró-reitora Adjunta de Graduação da UFMG (2005 a 2010). Atualmente é coordenadora do colegiado do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, posto que já ocupou anteriormente (2002 e 2004).

Publicou diversos artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, em anais de eventos e orientou vários alun@s de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Ao longo de sua carreira passou também pela área técnica quando atuou como Engenheira de projetos de Instrumentação e Automação.

Carmela aposta em uma gestão participativa e próxima d@s discentes, servidor@s TAEs e docentes.

Conheça mais sobre a trajetória de Carmela (http://lattes.cnpq.br/8647879466872770)

 

Uma reitoria mais perto de você.