Infraestrutura
Entre as nossas propostas está a revitalização da infraestrutura e áreas físicas de trabalho e a normatização dos procedimentos para contratação e execução de obras. Merece destaque também a realização de gestão efetiva junto ao MEC e a outros órgãos do Governo Federal visando à retomada das obras paralisadas ou não iniciadas e ao adequado dimensionamento dos serviços de manutenção na UFMG. Está contemplada ainda a criação e adequação de locais de convivência, aberto a toda a comunidade acadêmica, além do desenvolvimento e implantação de projetos de acessibilidade e prevenção e combate a incêndio e pânico.

 

Gestão de pessoas
Criar ações de valorização e capacitação permanente d@s servidor@s, por meio de iniciativas que contribuam para a qualidade de vida e para o constante desenvolvimento técnico. Amparados nestas premissas, entendemos a necessidade de se estruturar, de forma conjunta, uma política de RH que possibilite uma maior flexibilidade na movimentação d@s servidor@s no âmbito da UFMG, previna a perda de capital intelectual, proporcione infraestrutura de trabalho adequada para o pleno desenvolvimento de suas funções e garanta a manutenção dos direitos d@s servidor@s.

 

Gestão da informação
Fomentar a governança da tecnologia da informação (TI) por meio da formalização do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e da consolidação dos comitês de Tecnologia da Informação e de Gestão de Segurança da Informação.

 

Segurança universitária
Dada a facilidade de acesso ao Campus Pampulha e sua proximidade a grandes equipamentos urbanos, há vulnerabilidade da segurança no campus. Infelizmente, essa constatação se faz presente também nos outros campi, em unidades isoladas e nas fazendas universitárias.
Propomos a adoção de medidas preventivas, com o incremento do sistema de monitoramento eletrônico e o desenvolvimento de sistema de coleta de informações para acompanhamento contínuo das condições de segurança, bem como a reestruturação e treinamento contínuo das equipes de vigilância. Além disso, acreditamos que as melhores soluções podem ser encontradas de forma conjunta com toda a comunidade.

 

Gestão e sustentabilidade ambiental
A eficiência no contexto da boa governança abrange o uso sustentável de recursos e a proteção do meio ambiente na busca da responsabilidade social. Para tal, desenvolveremos ações efetivas com a elaboração de um Plano Diretor Ambiental, além de criar de uma política de sustentabilidade que instaure a Agenda Verde na UFMG, com a adoção de ações práticas de educação ambiental para toda a comunidade universitária e demais usuários dos espaços como a gestão de resíduos sólidos e especiais e os esgotos não domésticos.
Serão implementadas ainda, ações de valorização das equipes da UFMG, capacitadas em diferentes vertentes das ciências ambientais e energia, para colocar em prática a gestão universitária, de forma sistêmica e integrada, as melhores modalidades de tratamento das questões ambientais.

 

Adequação do transporte e trânsito no campus
Melhoria das condições de circulação, trânsito e estacionamentos de veículos e, sobretudo, da mobilidade da comunidade no Campus Pampulha, por meio da implantação de formas alternativas de transporte interno e melhoria do transporte coletivo interno.