A Semana do Servidor foi realizada pela primeira vez em 2010 e as edições seguintes, até o ano de 2013, foram iniciativas de duas entidades: Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Superior (SINDIFES) e Associação dos Servidores da UFMG (ASSUFEMG).

Em 2014, na gestão do professor Jaime Arturo Ramírez, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG (PRORH) decidiu institucionalizar o evento da Semana do Servidor, adicionando-o ao calendário da Universidade, com promoção das entidades que foram pioneiras nas edições anteriores (SINDIFES, ASSUFEMG). A partir de então, o evento se estabeleceu com uma programação que visa a formação e a qualificação dos servidores, ao mesmo tempo que oferta atividades de saúde, lazer, esporte, arte e cultura.

Conheça a trajetória da Semana, viajando no tempo com informações e fotos das edições passadas.

As atividades esportivas acontecem desde a Semana do Servidor de 2012, quando era coordenada pelo servidor Kildrei Alcantara Neri, atualmente diretor do Departamento de Recursos Humanos da UFMG. Kildrei coordenou sozinho as atividades até 2013.  Em 2014, se juntou a ele na coordenação o servidor Marcelo Lima. A partir de 2015, Marcelo passa a coordenar sozinho, continuando assim até o ano em curso de 2021.

Segundo Marcelo, o esporte tem como finalidade a recreação, interação, melhoria da saúde e, ao mesmo tempo, testar o nível de competitividades de cada atleta. Dessa forma, contribui também para a prática da aceitação de resultados positivos ou negativos, ou seja, na regulação emocional de cada pessoa. Marcelo destaca a participação e o esforço de todos os servidores nas atividades esportivas da Semana do Servidor, que garantem que as competições realizadas sejam uma vitória gratificante para todos, em especial para quem está na organização das atividades, como ele.

Modalidades esportivas
Nas nove edições da Semana do Servidor, a atividade principal sempre foi o futsal masculino. Os atletas e equipes representam várias unidades, fundações e empresas terceirizadas. Nas duas primeiras edições, a organização contou com 6 ou 8 equipes. A partir de 2014, esse número foi aumentando e em 2018 chegou-se a um número recorde de 19 equipes inscritas. Em 2021, mesmo com problemas logísticos de liberação, o evento recebeu inscrições de 9 equipes.

Na programação da Semana também acontece a Corrida, atividade que conta com o apoio da equipe de atletismo do Prof. Reginaldo (EEFFTO), e a Caminhada na Estação Ecológica da UFMG, que envolve um número médio de 300 servidores. Outras modalidades que foram inseridas no projeto foram: Peteca (Dupla Mista), desde 2016, e Tênis (Simples), em 2018 e 2019.

Premiações
Todos os vencedores e destaques individuais recebem premiações em cada uma das modalidades:
- CORRIDA: Categoria júnior e máster, feminino e masculino. Os vencedores recebem medalhas do 1º ao 3º lugar. Outra premiação que é oferecida para essa modalidade é a geral, do 1º ao 3º lugar (feminino e masculino). Os vencedores recebem medalhas e um cheque;
- PETECA (Dupla Mista) e TÊNIS (Simples): troféus e medalhas do 1º ao 3º lugar e um troféu para o destaque do torneio;
- FUTSAL: troféus e medalhas do 1º ao 3º lugar, troféu para equipe mais disciplinada e um troféu para cada destaque individual, goleiro menos vazado e artilheiro do campeonato.

Em 2011, a Semana do Servidor da UFMG foi realizada no período de 26 a 28 de outubro, com palestras, atrações musicais e caminhada monitorada no campus Pampulha. No campus Montes Claros, as atividades aconteceram com um dia a menos, encerrando a Semana no dia 26.

Naquela época, a coordenadora da comissão responsável pela Semana, Marli Coura, mencionou em entrevista ao Portal UFMG sobre como a iniciativa atendia a uma antiga demanda dos funcionários da instituição. “Pretendemos promover outras edições do evento", revelou. E, assim, ao longo dos anos seguintes, a Semana se tornou um evento anual consolidado no calendário da Universidade, acontecendo sempre próximo à data em que se comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, instituído em 1937.

A segunda edição da Semana do Servidor UFMG aconteceu entre os dias 24 e 27 de outubro nos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e no dia 31, em Montes Claros. A comissão organizadora foi composta por profissionais do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições de Ensino (Sindifes), Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg) e Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh).

Durante o evento, foram promovidas palestras e mesas de debate com discussões sobre “Tendências e inovação na gestão de pessoas e suas aplicações da gestão universitária”, “Os novos fundos de pensão para os servidores públicos no Brasil”, “Políticas de gestão de pessoas no setor público”, o estresse cotidiano, a carreira e a saúde dos servidores. Também aconteceram atividades culturais, esportivas e sorteios de equipamentos eletrônicos.

Semana 2012

Em 2013, a Semana do Servidor UFMG aconteceu entre os dias 8 e 12 de outubro nos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e no dia 25, no campus Montes Claros. Nesta edição, a Semana inaugurou a definição de um tema específico para o evento: "Qualidade de Vida". Foram realizadas palestras diárias, ações de saúde, atividades culturais (como dança, teatro e apresentações musicais), atividades esportivas (corrida rústica, caminhada ecológica, campeonato de futsal, entre outras) e sorteios de equipamentos eletrônicos, bicicletas e produtos cosméticos.

Na abertura, além das solenidades, aconteceu a premiação do concurso de redação que envolveu os adolescentes trabalhadores da Cruz Vermelha. Os premiados foram Jhenis Rosa de Oliveira, Mauricio de Souza e Euler Alberto Nogueira de Souza, nessa ordem, que receberam, respectivamente, um notebook, um console X-Box e um tablet. Na etapa de pré-eventos da Semana do Servidor, cerca de 250 adolescentes participaram de oficinas de dança, expressão corporal e percepção musical.

Semana 2013

Semana do Servidor da UFMG 2014

Em 2014, a temática “Diversidade e Políticas Afirmativas” guiou as atividades da Semana do Servidor da UFMG, que teve como objetivo promover um amplo diálogo entre os vários segmentos que compõem a Universidade, ressaltando o reconhecimento e o respeito a cada um deles: professores, servidores técnico-administrativos e alunos. A Semana também se propôs a fomentar o respeito, a inclusão e a pluralidade de religiões, de etnias, de orientação sexual, gênero, identidade e outros.

O evento aconteceu de 20 a 25 de outubro, com programação no campus Pampulha composta por palestras, mesas-redondas, oficinas, workshops, shows, exposições, campeonatos esportivos, serviços de saúde e apresentações cênicas, além de um concurso de redação para os jovens da Cruz Vermelha e a apresentação dos trabalhos de servidores que conquistaram os primeiros lugares no evento Semana do Conhecimento da UFMG. O campus Saúde, em Belo Horizonte, e o campus Montes Claros também receberam uma programação específica, realizada na mesma data do evento do campus Pampulha.

Para compor a identidade visual da Semana do Servidor 2014, os conceitos de interação, pluralidade, riqueza e acolhimento foram centrais. O tema da semana propunha debates acerca da diversidade e de políticas afirmativas, portanto o objetivo da identidade era simbolizar a riqueza gerada pela pluralidade e valorizar cada um dos segmentos da Universidade. Uma mandala, símbolo universalmente conhecido como o da integração e da harmonia, foi utilizada trazendo em seu centro mãos de diferentes tonalidades que se sobrepõem e constroem uma nova forma a partir da junção. Ao seu redor são contempladas diferenças de gênero, culturais, biológicas, sexuais e econômicas.

Semana do Servidor da UFMG 2015

A Semana do Servidor 2015 foi realizada entre os dias 13 a 17 de outubro, tendo como temática “Encontros e Desencontros de Gerações no Trabalho”. O objetivo foi abordar a relação entre as diferentes gerações que compõem a comunidade acadêmica, propondo uma reflexão sobre as potencialidades e os conflitos decorrentes desse convívio. Em levantamento daquele ano, 43% do quadro de pessoal da UFMG era formado por profissionais que se aproximavam da aposentadoria (com idades entre 50 e 70 anos) e 37% era constituído por servidores em estágio probatório.

Diante de um grande contingente de servidores se aposentando e outro começando a carreira, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, deu entrevista ao Boletim UFMG sobre a situação e as expectativas para a Semana do Servidor."Precisamos criar ambientes que estimulem essas pessoas a permanecer, porque o pertencimento não se constrói só pelo salário, está relacionado também à satisfação no trabalho", ela afirmou.

As atividades ofertadas durante a Semana foram organizadas em três eixos centrais: Formação profissional, com conferências e mesas-redondas que viabilizaram reflexões sobre o tema da Semana; Esporte, lazer e saúde, com práticas centradas no lúdico, na confraternização e em competições esportivas; Formação cultural, com atividades de fruição e criação artística e cultural.

Os debates e as trocas de vivências dos servidores durante a Semana buscaram estimular o seu aperfeiçoamento no âmbito do trabalho e no desenvolvimento em nível coletivo e individual, além de apontar os desafios enfrentados pelas diferentes relações no ambiente de trabalho e possíveis sugestões para tornar o processo de trabalho mais produtivo e harmônico. Ao todo, 563 pessoas participaram da Semana do Servidor nas atividades workshop, corrida, caminhada e mesas- redondas.

Na criação da identidade visual foram utilizados balões de conversa semelhantes aos de histórias em quadrinhos, cada um de uma cor diferente para representar as diferentes gerações, contendo em seu interior desenhos que indicam diferentes formas de se comunicar. Disquetes, pendrives, cartas e e-mails são representados dentro dos balões em diálogo, evidenciando diferenças geracionais através da evolução tecnológica. Esses balões são sobrepostos visando mostrar o possível diálogo e a importância da união das diferentes gerações que compõem o quadro de servidores da Universidade.

Semana do Servidor da UFMG 2016

Nesta edição, a Semana do Servidor aconteceu entre 24 e 28 de outubro, integrando as comemorações dos 90 anos da UFMG. O evento abordou o tema "Refletindo sobre o processo de trabalho e seus desdobramentos", com o objetivo de debater as relações interpessoais no ambiente de trabalho para tornar os processos mais solidários, produtivos e harmônicos. Precedendo a Semana, foram realizadas oficinas com os trabalhadores da área administrativa para mapear os processos de trabalho em vários setores da Universidade.

Aconteceram atividades culturais, corrida rústica, caminhada ecológica, rua de lazer, blitz da saúde, workshop sobre educação financeira e orçamento familiar, diálogo sobre cooperativismo, orientação nutricional, curso sobre saúde e segurança no trabalho e oficina de automaquiagem. Também foram ofertadas oficinas de lançamento de protocolos de fluxo de acidente em serviço, introdução à biossegurança e uso racional de medicamentos, entre outras atividades destinadas ao melhor aproveitamento do ambiente de trabalho, de maneira segura para todos.

Semana do Servidor da UFMG 2017

Em 2017, o evento foi realizado de 23 a 28 de outubro, abordando o tema "Aprendizados e perspectivas: construir juntos". Focando no trabalho em conjunto, um dos destaques da programação foi o balanço de atividades e resultados obtidos pela Semana do Servidor em edições passadas, compreendidas no período de 2013 a 2016, além da elaboração de sugestões para as edições futuras.

Estiveram em destaque a apresentação de proposta de adequação organizacional em áreas como contabilidade, compras e pessoal, com base nas discussões de 2016; as aulas de dança, a oficina de primeiros socorros aberta à comunidade acadêmica, os shows musicais, a recreação infantil, o campeonato de peteca, entre outros.

Semana do Servidor da UFMG 2018

Na edição de 2018, a Semana do Servidor aconteceu entre 29 de setembro e 27 de outubro, com o tema "Conhecendo e Vivendo a UFMG". Neste ano o evento foi planejado para favorecer a integração do grande número de servidores admitidos pela Universidade nos últimos anos. O objetivo foi abrir oportunidades para docentes, técnicos e administrativos terem experiências diferenciadas da UFMG, em interações entre comunidade interna e externa.

A programação ofertou visitas coletivas a espaços de ciência e cultura da UFMG em seus diversos campi, caminhada e corrida, sessões de cinema, oficina de yoga e festa no Centro Esportivo Universitário. Entre os destaques, as visitas ao Observatório Astronômico da Serra da Piedade, à Casa da Glória, em Diamantina, e à Tiradentes. Os servidores lotados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, puderam participar de oficinas de culinária local e plantas medicinais, no Sítio Saluzinho, e de uma visita guiada ao Parque Lapa Grande.

"O adoecimento no trabalho" foi o tema da Semana do Servidor 2019, realizada no período de 11 a 31 de outubro. A programação contou com rodas de conversa em unidades da UFMG, cujas discussões se basearam em dados de pesquisa sobre cada unidade acadêmica, realizada pelo Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), no período de 2016 a 2018. Em entrevista ao portal da UFMG, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Leonor Gonçalves, afirmou: “Nossa intenção é informar a comunidade universitária sobre esses dados e analisá-los conjuntamente. Queremos ouvir as pessoas”.

O levantamento do Dast incluiu índices de atendimento por CID (Classificação Internacional de Doenças), tipo de público atendido (por sexo, setores e enquadramento funcional), além de outros dados importantes, como número de acionamentos de ambulância no período e a abrangência das campanhas de vacinação.

No estudo, chamou a atenção o fato de que o número total de atendimentos no Dast cresceu aproximadamente 46% de 2017 para 2018, em razão, sobretudo, do volume de atendimentos realizados no campus Pampulha, que aumentou 77% no período. Além da apresentação desse mapeamento sobre a saúde dos trabalhadores, por áreas e unidades, a programação incluiu mesa-redonda para a exposição dos resultados consolidados, provas de caminhada e corrida, torneio de peteca e campeonato de futsal.

Semana do Servidor da UFMG 2019

Essa foi a primeira edição em formato online, devido à pandemia de COVID-19, e o evento aconteceu entre os dias 26 e 31 de outubro com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários no YouTube. As mudanças significativas que os trabalhadores da UFMG vivenciaram no ano de 2020 e a necessidade de se refletir e conversar sobre elas orientaram, de forma natural, a definição do tema da Semana do Servidor: "Vida e trabalho remoto em tempos de pandemia e de pós-pandemia".

Docentes e técnicos da Universidade participaram de sessões de relatos de experiências, conversas sobre saúde, tecnologia e projeções para o futuro pós-pandemia. Em entrevista ao portal da UFMG, a reitora, Sandra Goulart Almeida, destacou: "Temos todos aprendido muito, e, por isso, há muito que contar e discutir. Sabemos que não tem sido fácil para nossa comunidade e nossos servidores; por esse motivo – e porque abre a possibilidade de debater os problemas e pensar juntos em soluções –, esse evento é tão necessário e relevante."

Semana do Servidor da UFMG 2020

Além dos debates, foram realizados cafés virtuais, que promoveram bate-papos entre servidores, sessões de pilates e exercícios de ergonomia, oficinas de jogos eletrônicos e sobre a síndrome de burnout (esgotamento pelo trabalho), mostra de fotografia, apresentações do Grupo Sarandeiros e dos servidores-cantores Lu Mosqueira, do Instituto de Ciências Exatas, e Teddy, do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Entre os destaques, o webinar "Trabalho remoto e futuro do trabalho remoto pós-pandemia na UFMG: impactos, contradições e desafios", reuniu professores, sindicalistas e representantes de órgãos governamentais. A atividade, mediada pela coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), Cristina Del Papa, marcou o encerramento das discussões da Semana do Servidor 2020.

Em 2021, o evento aconteceu entre os dias 8 e 13 de novembro, com a temática “Avanços e Retrocessos na Legislação do Servidor Público Federal – Desafios e Possibilidades”. O objetivo foi refletir e dialogar acerca das mudanças na legislação trabalhista dos servidores públicos federais, analisando como estas refletem no processo de trabalho e nas Universidades como um todo. Promoveu ainda atividades formativas e culturais com temas de interesse do trabalhador da Universidade, além de ter contribuído para a discussão e a elaboração de políticas de recursos humanos para os servidores técnico-administrativos em educação da UFMG.

Por conta das alterações legislativas, os servidores necessitaram da troca de ideias e informações para compreender os reflexos desta mudança em suas vidas e no trabalho. Sendo assim, a Semana do Servidor 2021 dialogou com a comunidade de servidores da UFMG, demonstrando algumas nuanças destas mudanças. Além disso, discutiu possibilidades e desafios acerca da atual proposta de reforma administrativa para os trabalhadores e para o setor público.

Semana do Servidor da UFMG 2021

Semana do Servidor da UFMG 2022

Para o evento de 2022, realizado entre os dias 22 de outubro e 5 de novembro, a Semana do Servidor da UFMG promoveu atividades formativas e culturais com temas de interesse de servidoras e servidores da Universidade, tendo também contribuído para a discussão e a elaboração de políticas de recursos humanos. A temática escolhida foi “Democracia na Universidade: relação com o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura”. O objetivo foi refletir e dialogar acerca do papel social e democrático da Universidade, analisando seus impactos nas relações sociais.

Em razão do contexto sociopolítico e cultural enfrentado nos últimos anos no Brasil, a Comissão da Semana do Servidor da UFMG considerou a relevância de se promover o diálogo com a sociedade, tendo em vista a compreensão de tais reflexos e consequentes mudanças em suas vidas. Portanto, o evento buscou o diálogo com a comunidade de servidoras e servidores da UFMG, apresentando aspectos agravantes e facilitadores dessas mudanças. Além disso, foram discutidas as possibilidades e os desafios na luta para reduzir o compasso de retrocessos em âmbito democrático.