Busca no site da UFMG

Nº 1608 - Ano 34
06.05.2008

"Prêmio estimula a pesquisa brasileira"

Acervo pessoal
Ana
Ana Gomes: pós-doutorado nos Estados Unidos

 

Residindo atualmente em Atlanta, nos Estados Unidos, onde realiza estudos de pós-doutorado no Medical College of Georgia, Ana Quênia Gomes da Silva comentou, nesta entrevista por e-mail ao BOLETIM, a importância do prêmio que recebeu em San Diego.

Seus estudos de pós-doutorado seguem a mesma linha trabalhada na tese?

Agreguei aos estudos outras áreas do sistema nervoso central moduladoras do tônus simpático e da pressão arterial e pesquiso como elas participam da modulação simpática cardiovascular e respiratória durante a hipóxia intermitente, simulando a apnéia do sono. Essa condição pode predispor o indivíduo à hipertensão. Pretendo avaliar as vias envolvidas no controle da pressão e da respiração. Mas estou apenas no começo desta nova fase.

Qual o significado desse prêmio para a pesquisa nacional?

Ele reflete a qualidade da pesquisa feita no país. Entre os participantes do prêmio, somente eu havia realizado o trabalho fora dos Estados Unidos. A única instituição não americana listada no resultado final era a UFMG. Isso mostra que, apesar das dificuldades, trabalhos nela produzidos são de excelente qualidade. O prêmio contribui para esse reconhecimento e cria um estímulo maior para outros alunos.