Busca no site da UFMG

Nº 1714 - Ano 37
11.10.2010

Festa dos ESTUDANTES

Alunos de graduação e do ensino médio terão seu encontro anual na UFMG entre 18 e 22 de outubro

Itamar Rigueira Jr.

Uma grande festa que tem os alunos como protagonistas. A definição do professor João Antonio de Paula, pró-reitor de Extensão, cai como luva para o UFMG Conhecimento e Cultura, evento que envolve toda a Instituição e deve reunir cerca de 10 mil pessoas entre 18 e 22 de outubro, nos campi Pampulha, Saúde e de Montes Claros.

A semana em números

Extensão
464 trabalhos
Fafich, 18/10 – 121 apresentações
Faculdade de Odontologia, 19/10 – 168
ICEx, 20/10 – 81
ICA (Montes Claros), 19/10 – 94

Pesquisa
1.653 trabalhos
de 18 a 20/10 – em todas as unidades

Graduação
212 projetos
Cerca de mil bolsistas

UFMG Jovem e Feceb
Escolas – 52
• rede pública – 43
• rede particular – 9

Trabalhos – 139
• rede pública – 120
• rede particular – 19

Provoc
65 trabalhos
134 bolsistas

As aulas ocorrerão normalmente – só não podem ser marcadas provas na semana do evento. A abertura será no auditório da Reitoria, na próxima segunda-feira, dia 18, às 9h, com conferência do professor Luis Carlos Molion, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas. O tema será Mudanças climáticas e energias renováveis.

Realizado todos os anos, o evento se destina a divulgar, interna e externamente, os trabalhos realizados nos diversos cursos. Este ano, o UFMG Conhecimento e Cultura engloba a XIX Semana de Iniciação Científica, a XIV Semana de Graduação, o XIII Encontro de Extensão, a XI UFMG Jovem, a IV Feira de Ciência da Educação Básica (Feceb-MG) e o VI Seminário do Provoc na UFMG. Os dois últimos são voltados para alunos do ensino médio.

Uma das novidades para 2010 será a descentralização das atividades. Se tradicionalmente as apresentações da iniciação científica eram as únicas a ocupar diversas unidades, este ano os trabalhos de graduação e extensão, que se concentravam na Praça de Serviços, serão mostrados no ICB, na Face, na Faculdade de Engenharia (sedes da graduação), no ICEx, na Odontologia e na Fafich (sedes da extensão).

Banners e prêmios

Os alunos da UFMG, selecionados por editais específicos, vão expor seus trabalhos em banners e serão avaliados por professores e coordenadores (e por pesquisadores de outras instituições, no caso da iniciação científica, segundo regras do CNPq). Os melhores passarão por nova avaliação numa segunda fase, e os vencedores serão premiados em cerimônia de encerramento no auditório da Reitoria, informa a presidente da Comissão organizadora do evento, professora Carmela Polito Braga.

No caso da graduação, segundo a pró-reitora Antonia Vitória Aranha, haverá mais de mil bolsistas envolvidos nas atividades, o que significa crescimento de cerca de 25% em relação a 2009, sobretudo no âmbito das bolsas de monitoria e do programa Pró-Noturno.

Para o pró-reitor de Pesquisa, professor Renato de Lima Santos, a participação da iniciação científica é mais uma demonstração da consolidação da atividade na UFMG. “O evento valoriza vocações e o interesse dos alunos. Os estudantes de mestrado e doutorado têm geralmente ótima base de iniciação científica”, revela o pró-reitor, ele mesmo bolsista na primeira edição do evento.

Cultura e sustentabilidade

A “grande festa” da próxima semana inclui uma série de apresentações de cultura e arte, como o show de Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso que integra o programa Sentimentos do Mundo. Além disso, a produção audiovisual da comunidade será exibida diariamente, às 17h30, no auditório da Biblioteca Central, em edições especiais do Cine 0800. E a parede externa do prédio da Face servirá de tela para projeções de arte digital, sob coordenação do professor da Escola de Belas-Artes Chico Marinho. “Será um grande painel para exibir obras de professores e alunos da Universidade”, anuncia João Antonio de Paula.

O evento abriga este ano, em 21 de outubro, ao longo de 10 horas, o Dia da Cultura Livre na UFMG, que divulga movimentos que buscam a socialização do conhecimento. A ideia é viabilizar a interação de projetos sociais e educativos, comunidades de software livre e pessoas interessadas em temas como ensino a distância, direitos autorais e liberdade na rede. A iniciativa, do grupo Texto Livre, programa de suporte à documentação em software livre, vai ocupar espaços da Faculdade de Letras.

Integrante da programação da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do governo federal, o UFMG Conhecimento e Cultura valoriza a temática do evento e promove o Seminário Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, nos dias 21 e 22, na Face. Os debates vão contemplar as relações do tema central com mudanças climáticas na Amazônia, grandes biomas brasileiros, degradação da Mata Atlântica, biotecnologia e políticas públicas. A promoção é da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vinculada à Pró-reitoria de Extensão.