Introdução
 

O Instituto Hemisférico de Performance e Política é um grupo de instituições, artistas e acadêmicos dedicado à exploração da relação entre o comportamento expressivo (amplamente explicado como performance) e a vida social e política nas Américas. Por “performance”, nos referimos às muitas práticas e eventos, dança, teatro, rituais e comportamento convencional/apropriado ao evento. Além do arquivo de textos, o Instituto extrai material das práticas “ao vivo” e das mídias visuais (vídeos, fotografias) para explorar os caminhos pelos quais os comportamentos incorporados participam da transmissão de conhecimento cultural e memória social.

Pesquisa e Desenvolvimento

O Instituto Hemisférico já desenvolveu cinco áreas primárias no campo da performance e política nas Américas: 1) Performance e Política; 2) Conquista e Colonialismo; 3) Memória, Atrocidade e Resistência; 4) Globalização, Migração e Esfera Pública e 5) Espetáculos de Religiosidades. Para o desenvolvimento de cada área de pesquisa, organizamos (1) um Curso Hemisférico via “rede”; (2) um “Encontro” intensivo ou seminário e festival com duração de dez dias nas Américas; (3) fóruns e boletins via rede para facilitar colaborações de trabalhos em grupo entre pesquisadores, ativistas e artistas em todas as Américas; (4) um arquivo digital de materiais de performance, e (5) Web-Cuadernos, compilações on line de material multimídia com enfoque em determinados tópicos e/ou trabalhos relacionados a performance e política nas Américas.

O Curso Hemisférico Anual envolve um processo de ensino em conjunto – nível de mestrado – de um curso interdisciplinar com enfoque na “performance” (como ação incorporada) como objeto e modo de análise. Atualmente, as instituições participantes do curso são: o Departamento dos Estudos sobre a Performance da New York University, Estados Unidos; a Escola de Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, Brasil; o Departamento de Comunicações da Pontifícia Universidad Católica del Peru, Lima; o Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias (CRIM) da Universidad Autónoma de México; a Ohio State University e a Trinity College, ambas nos Estados Unidos.

Os Encontros Anuais – programas intensivos de 10 dias realizados em diferentes locais nas Américas – permitem enfocar um tópico bem definido e sugerido pelo local e pelos interesses particulares das pesquisas dos participantes do seminário. Os Encontros são parte seminário e parte conferências acadêmicas, mas também se reserva espaço para performances ao vivo e oficinas sobre performance e estratégias ativistas. Com muito êxito, realizou-se nosso primeiro seminário no Rio de Janeiro, Brasil (verão de 2000), enquanto o segundo aconteceu em Monterrey, México (verão de 2001). Nosso terceiro Encontro aconteceu em Lima, Peru (verão de 2002), e o nosso quarto encontro anual teve como anfitriã a New York University.

Arquivo digital e acesso à rede

Nosso extenso arquivo digital – que inclui bibliografias, materiais de curso, entrevistas gravadas em vídeo com conhecedores de performance e artistas performáticos, além de curtos excertos de performances – é um instrumento disponível e grátis para nossos participantes. Outros instrumentos on-line – incluindo boletins via rede e fóruns de discussão – permitem colaborações duradouras e comunicação entre os participantes.